29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25f - Saude bucal COC 6 |
23485 - ACESSIBILIDADE E ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL A GESTANTES ATRAVÉS DO OLHAR DE RESIDENTES: PROJETO SORRIA SANTA MARIA PATRÍCIA BASTIANELLO CAMPAGNOL - PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA-RS, KARLA MALDONADO - UFSM, ANDERSON FALCÃO TAMBARA - UFSM, CAROLINE FRANCIELI WEBER - UFSM, FABIANE DEBASTIANE - UFSM, MARIA LAURA BRACCINI FAGUNDES - UFSM
Período de Realização O período de realização, no ano de 2017, foi de 13 de março a 2 de dezembro, com a continuidade em 2018
Objeto da Experiência Projeto Sorria Santa Maria, abrangendo atendimento a gestantes impossibilitadas de buscar atendimento na atenção primária no horário regular.
Objetivos Realizar, quinzenalmente aos sábados, orientações de saúde, em consulta multiprofissional, para as gestantes agendadas para atendimento odontológico do Projeto Sorria Santa Maria, bem como avaliar a qualidade do atendimento de pré-natal das suas unidades de referência.
Metodologia Atendimento multiprofissional a gestantes, realizado por servidores e residentes, por agendamento, contato com as UBSs e demanda espontânea. Foram realizadas consultas interdisciplinares com dentista, nutricionista e enfermeiro, abordando temas relacionados ao período gestacional, parto e puerpério, hábitos alimentares e de higiene. A avaliação de qualidade do atendimento de pré-natal foi realizado através de perguntas sobre o atendimento recebido quando procuraram a unidade de saúde.
Resultados Após a realização dos procedimentos odontológicos, às gestantes receberam orientações sobre os temas propostos, além de esclarecimento de dúvidas, principalmente dos mitos que cercam a saúde bucal. Os residentes reforçaram que o atendimento multiprofissional se mostrou importante pela troca de saberes entre os núcleos envolvidos – considerando a pequena integração durante a graduação com outras áreas - e maior envolvimento e acesso das gestantes ao projeto.
Análise Crítica A participação no projeto proporcionou o fortalecimento da Integração Ensino-Serviço-Comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde, contando com a participação de residentes de uma das maiores Universidades da cidade. A consulta interdisciplinar a gestante estimulou o olhar ampliado e a construção de conhecimento em diferentes núcleos profissionais dos residentes que delas participavam. Uma das dificuldades encontradas foi a baixa adesão a primeira consulta das gestantes.
Conclusões e/ou Recomendações Acreditamos que a proposta de atendimento multiprofissional vivenciada possibilita o estímulo ao olhar ampliado e a construção do conhecimento entre os residentes. Este processo reflete no cuidado em saúde, no caso na gestante, resultando em um atendimento de forma humanizada e propiciando a construção do conhecimento. O olhar multiprofissional constrói um atendimento corresponsável, compartilhado entre diferentes núcleos profissionais.
|