Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25e - Saude bucal COC 5

26935 - ANÁLISE DO FLUXO DOS CASOS DE ENDODONTIA REFERENCIADOS E CONTRAREFERENCIADOS NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM ODONTOLOGIA NA CIDADE DE ARCOVERDE-PE
LÍDIA SOARES TEIXEIRA LEITE - UPE, RENATA DE OLIVEIRA CARTAXO - UPE, PAULO MAURÍCIO REIS DE MELO JÚNIOR - UPE


Apresentação/Introdução
O sistema de referência e contra referência foi estabelecido para ajudar na garantia da resolução das necessidades dos usuários do Sistema único de saúde, contudo, a atenção secundária precisa assegurar o acesso aos serviços especializados de forma eficiente e resolutiva a fim de se evitar grandes filas e para que o cuidado integral entre atenção primária e secundária seja estabelecido.


Objetivos
Analisar o fluxo assistencial dos casos de necessidade de tratamento endodôntico na rede de serviços odontológicos do município de Arcoverde/PE.


Metodologia
Foi realizado estudo documental no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município de Arcoverde, região do sertão do Moxotó no estado de Pernambuco. Foi estudado o fluxo assistencial da rede de serviço de saúde bucal, do ano de 2017, a partir de fluxogramas da rede de assistência odontológica, mapas de referenciamento dos profissionais da atenção básica e secundária, prontuários clínicos odontológicos, organizações de agendas de especialistas da atenção secundária disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, os quais foram registrados em formulário próprio e analisados à luz de documentos oficiais do Ministério da Saúde relacionados ao tratamento endodôntico.


Resultados
A partir dos documentos analisados foi possível constatar a existência de um fluxograma utilizado pelos cirurgiões dentistas que prestam os serviços de endodontia no CEO de Arcoverde; os atendimentos das especialidades acontecem de forma intercalada nas semanas de segunda a sexta-feira; 76% dos prontuários estavam preenchidos de forma completa; 97,7% havia indicação correta do procedimento especializado; a média de tempo entre a data de início e término do tratamento endodôntico foi de 122 dias; apenas 4,6% dos casos não foi preenchida a ficha de contrarreferência.


Conclusões/Considerações
O presente trabalho exibe dados de um recorte de uma análise mais ampla em andamento sobre o sistema de referência e contrarreferência. A partir dos dados documentais analisados, notou-se a necessidade de se buscar estratégias para diminuir a média de tempo de permanência em tratamento endodôntico na atenção secundária a fim de evitar insucessos e abandono do tratamento.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360