Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25e - Saude bucal COC 5

24622 - FATORES ASSOCIADOS ÀS NECESSIDADES DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS
MÔNICA BALTAZAR DE AZEVEDO - UFMG, RAFAELA DA SILVEIRA PINTO - UFMG, MAURO HENRIQUE NOGUEIRA GUIMARÃES DE ABREU - UFMG, SIMONE DUTRA LUCAS - UFMG


Apresentação/Introdução
As necessidades de tratamento odontológico em adultos estão associadas a diversos fatores, dentre os quais a falha ou a ausência de cuidados em saúde bucal e as dificuldades de acesso a um serviço odontológico adequado. Compreender como fatores de nível individual e contextual influenciam o acesso à atenção secundária é importante para o planejamento de ações em saúde pública.


Objetivos
Analisar como os fatores individuais e contextuais estão associados às necessidades de tratamento odontológico na atenção secundária na população de 35 a 44 anos no estado de Minas Gerais.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, analítico, de base populacional, com utilização de dados secundários referentes à saúde bucal de adultos, obtidos no levantamento epidemiológico da Pesquisa das Condições de Saúde Bucal da população mineira (SB Minas Gerais 2012) e de dados municipais, obtidos de bancos de dados públicos. Foi utilizada análise multinível para avaliar a associação de variáveis independentes individuais e contextuais (municipais) com a ausência ou presença de necessidades de tratamento odontológico na atenção secundária da rede de saúde bucal.


Resultados
A estrutura multinível das análises incluiu 1.175 indivíduos (Nível 1 - individual) de 57 municípios (Nível 2 - contextual). Considerando as variáveis individuais e contextuais incluídas na análise multinível, os indivíduos com maior renda – Nível 1 (OR 0.53; IC95% 0.31-0.93) e com maior acesso aos cuidados em saúde bucal que caracterizam a cobertura de primeira consulta da atenção primária – Nível 2 (OR 0.94; IC95% 0.90-0.99) apresentaram menor necessidade de tratamento odontológico na atenção secundária.


Conclusões/Considerações
A renda e o acesso aos cuidados em saúde bucal estão intimamente relacionados às necessidades de tratamento odontológico na atenção secundária da rede de serviços de saúde bucal do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360