Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25e - Saude bucal COC 5

23948 - FATORES ASSOCIADOS À INSERÇÃO DE TÉCNICOS EM SAÚDE BUCAL NO SUS EM MINAS GERAIS
ANA CLÁUDIA PEREIRA DOS SANTOS CRUZ - UFMG, RAFAELA DA SILVEIRA PINTO - UFMG, LÍVIA GUIMARÃES ZINA - UFMG, SIMONE DUTRA LUCAS - UFMG, MARIA INÊS BARREIROS SENNA - UFMG


Apresentação/Introdução
O Técnico em Saúde Bucal (TSB) compõe a Equipe de Saúde Bucal Modalidade II da Estratégia Saúde da Família e se configura como um ator fundamental na ampliação do acesso e na redução das iniquidades em saúde. Estudos revelam que o número de TSB inseridos ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais não tem sido proporcional ao quantitativo de egressos das escolas da Rede de Escolas Técnicas do SUS.


Objetivos
Investigar os possíveis fatores que interferem na inserção do TSB no Sistema Único de Saúde em Minas Gerais e avaliar se a atuação desse profissional foi capaz de gerar mudanças em indicadores de saúde bucal.


Metodologia
Banco de dados com 122 municípios de origem de egressos de curso de TSB promovido pela Escola de Saúde Pública entre 2012 e 2013 foi utilizado. A variável desfecho foi a inserção do TSB no serviço público. As variáveis independentes foram relacionadas à organização do serviço de saúde, aos indicadores de saúde bucal e aos indicadores sociodemográficos municipais, antes (2011) e após (2014) o curso. As análises foram realizadas no SPSS® utilizando o teste qui-quadrado de Pearson e regressão logística. Foram consideradas estatisticamente significativas as variáveis que possuíram p<0,05 no modelo final.


Resultados
Nos dados coletados para o ano de 2011, anterior à realização do curso Técnico em Saúde Bucal, não houve diferença significativa entre os municípios que inseriram ou não o TSB nas variáveis de contexto analisadas. Já para 2014, após o curso, a variável “indicador de ação coletiva escovação dental supervisionada” apresentou associação com a inserção do TSB no SUS, e as variáveis “indicador de cobertura de primeira consulta odontológica programática” e “presença de Equipe de Saúde Bucal modalidade II” apresentaram tendência de associação, porém não estatisticamente significativa (p>0,05).


Conclusões/Considerações
A inserção de TSB pode potencializar os indicadores de saúde bucal, especialmente o de escovação dental supervisionada, mostrando a importância desse profissional na constituição de uma equipe que realize atividades preventivas para a melhoria do quadro epidemiológico de saúde bucal à médio e longo prazo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360