29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25e - Saude bucal COC 5 |
23672 - TUTORES DO SORRISO MARA LUCIA PAMPLONA - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, BÁRBARA DE SOUZA MARIAN - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, PÂMELA MARLI CAVALHEIRO - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, DANIELA CRISTINA TIRLONI HASS - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, FERNANDA MEL DE LEMOS SUZUKI - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, ALESSANDRA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, LUANA DOROW - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
Período de Realização Este projeto já ocorre desde início de 2016.
Objeto da Experiência Melhorar a qualidade de vida dos alunos da APAE de Itajaí/SC, através da promoção da saúde bucal.
Objetivos Realizar atividades de promoção e prevenção de saúde com os alunos, pais, professores e funcionários da APAE; Estender o campo de atuação dos alunos da graduação de Odontologia da UNIVALI; Expandir a visão do acadêmico quanto ao atendimento de forma integral e o manejo do paciente especial.
Metodologia Depois de um processo de seleção são formados grupos de acadêmicos que tem liberdade para elaborar seu próprio plano de ação deste que este contemple os objetivos do projeto. O seu plano de ação deve incluir análise dos prontuários; Levantamento das necessidades odontológicas e o encaminhamento necessário para o tratamento; Ações de escovação supervisionada; Educação continuada; Atividades lúdico-educativas; Acompanhamento da equipe técnica da APAE e realização de atendimentos clínicos.
Resultados Após dois anos de trabalho, foram realizadas: oficinas de educação e/ou orientações individualizadas em saúde quinzenais; semanalmente orientação de higiene oral e escovação supervisionada para os 475 alunos, em torno de 150 atividades curativas, junto à cirurgiã-dentista, que incluíram escariação, selamento de cavidades, restaurações, aberturas endodônticas e exodontias. Elaboração de uma campanha intitulada “ação entre amigos” onde foi adquirida uma cadeira odontológica instalada na APAE.
Análise Crítica Devido a grande necessidade de atenção odontológica para os pacientes com necessidades especiais, fez-se necessário o desenvolvimento deste projeto visando integrar o acadêmico e futuro profissional nessa comunidade, para que saibam abordar, avaliar e tratar, de forma integral e ao mesmo tempo individualizada. Sensibilizando e capacitando esta comunidade, promoveremos uma melhor qualidade de vida.
Conclusões e/ou Recomendações Os indivíduos em formação passaram a fazer parte dos que lutam pela inclusão social das pessoas com necessidades especiais, reconhecendo-os como um ser humano com múltiplas necessidades que se entrelaçam e sendo o cirurgião-dentista um agente possibilitador para esta compreensão. O projeto também passará a contar com um aluno bolsista no ano de 2018 que ficará encarregado de cuidar da organização do projeto.
|