Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25e - Saude bucal COC 5

23346 - CÁRIE DENTÁRIA E USO DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM CRIANÇAS DE 5 ANOS EM MINAS GERAIS
PRISCILA ALMEIDA RODRIGUES - UFMG, LÍVIA GUIMARÃES ZINA - UFMG, JANICE SIMPSON DE PAULA - UFMG, RAFAELA SILVEIRA PINTO - UFMG


Apresentação/Introdução
A despeito do forte declínio da cárie dentária, os últimos inquéritos epidemiológicos de saúde bucal no Brasil não demonstraram a mesma redução na prevalência da cárie para idade de 5 anos. Dentre os fatores observados, destaca-se a influência das condições socioeconômicas sobre a cárie; soma-se a isso o possível impacto do uso de serviços de saúde, o qual retrata a vulnerabilidade da sociedade.


Objetivos
Este trabalho teve como objetivo descrever as características epidemiológicas de saúde bucal das crianças de 5 anos no estado de Minas Gerais e sua relação com o uso de serviços de saúde.


Metodologia
Nessa pesquisa, foram utilizados os dados epidemiológicos mais recentes do estado de Minas Gerais, provenientes do estudo SB Minas Gerais - Pesquisa das condições de saúde bucal da população mineira, em 2012. A pesquisa de base amostral foi realizada em 4.898 domicílios no interior do estado e foram examinadas 1.193 crianças de 5 anos de idade. Os dados da capital são aqueles referentes ao inquérito SB Brasil 2010 - Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Foi realizada análise estatística descritiva, por meio do software SPSS.


Resultados
A média de prevalência de crianças livres de cárie no estado foi de 50,5%, muito próxima a da região Sudeste (51,9%), e melhor que a média brasileira (46,6%). Em relação ao tipo de serviço utilizado, observou-se que, entre os usuários do setor público, a prevalência de cárie foi maior (capital: 5,5; interior I: 2,8; e interior II: 3,3), quando comparado ao setor privado (capital: 1,6; interior I: 1,7; e interior II: 2,0). Com relação ao índice de cuidados odontológicos, observou-se um gradiente em relação à variável renda. De forma geral, o grupo de menor renda teve a metade ou menos da proporção de dentes restaurados do que o grupo de maior renda.


Conclusões/Considerações
Crianças de 5 anos usuárias do setor público apresentaram um perfil de cárie dentária em dentes decíduos mais agressivo do que no setor privado. O acesso a serviços odontológicos de caráter conservador é fortemente mediado pela renda, a qual também afeta a prevalência e a severidade da cárie. É dever do SUS garantir o princípio da equidade, de forma a reduzir as desigualdades e melhorar a condição de saúde das crianças pequenas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360