29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25e - Saude bucal COC 5 |
22111 - PARCERIA UNIVERSIDADE E SERVIÇO NA CONSTRUÇÃO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE FORTALEZA-CE KÁTIA DE GÓIS HOLANDA SALDANHA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, JANAINA ROCHA DE SOUSA ALMEIDA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, MARIA CLÁUDIA DE FREITAS LIMA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, RENATA MOTA RODRIGUES BITU SOUSA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Período de Realização Projeto realizado de fevereiro a dezembro de 2017
Objeto da Experiência
Docentes e discentes de odontologia, profissionais de saúde e pacientes insulino dependentes cadastrados em Unidade Básicas de Saúde Fortaleza- CE.
Objetivos Descrever experiência vivenciada por alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Christus em Unidades Básicas de Saúde no Município de Fortaleza, na construção de um projeto de intervenção sobre descarte de resíduos sólido domiciliares em parceria com profissionais de saúde
Metodologia Estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da disciplina de Estagio SUS I. Trata-se da construção de um projeto de intervenção realizado em parceira entre discentes e equipes de saúde da família voltado para população insulino dependente. A elaboração do projeto consistiu: construção de diagnóstico das unidades básicas e população alvo, confecção de depósitos de descarte, realização da oficina com toda equipe e população alvo para apresentação e implantação do projeto.
Resultados A construção do projeto proporcionou aos alunos a experiência da interdisciplinaridade e trabalho em equipe. As oficinas proporcionaram a oportunidade aos pacientes de expressarem suas dúvidas sobre o tema. A entrega dos depósitos para descarte e o acompanhamento do retorno dos recipientes preenchidos demonstraram o compromisso com o projeto. Foi confeccionado um manual sobre a implantação do projeto de descarte para ser utilizado em unidades de saúde que expressarem o desejo de implantá-lo..
Análise Crítica A experiência da implantação do projeto revela a importância da necessidade da academia direcionar a formação dos seus alunos para as realidades dos serviços de saúde e população atendida. As contribuições devem beneficiar ambas instituições, ensino e serviço, no entanto, essa integração deve trazer consigo algumas exigências, tais como, relações horizontais e processos de trabalho em conjunto, alinhamento das necessidades e potencialidades, mas acima de tudo, o bem-estar da população.
Conclusões e/ou Recomendações As oficinas construídas por alunos e profissionais, mostraram que a preocupação com as necessidades da população deve ser de responsabilidade de todos os setores da sociedade. A parceria ensino-serviço no projeto implantado ressaltou que novas práticas são ferramentas valiosas de mudanças de atitudes, demonstrando que é necessário um trabalho em conjunto entre universidades e serviços para que se crie mais projetos de conscientização nas comunidades.
|