28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25d - Saude bucal COC 4 |
23757 - PROCESSO DE TRABALHO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SOB A PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE PAULA GOUVÊA FRANCO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, BEATRIZ FRANCISCO FARAH - UFJF
Apresentação/Introdução A inserção da saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESF) possibilitou a reorganização do processo de trabalho dos profissionais envolvidos. Este estudo buscou compreender e analisar a assistência prestada em saúde bucal sob a ótica da integralidade. É parte integrante de uma pesquisa de mestrado em andamento e apresenta o resultado do projeto piloto realizado com três participantes.
Objetivos Analisar o processo de trabalho dos cirurgiões dentistas (CD) da ESF, de uma microrregião de saúde de Minas Gerais, frente à perspectiva da integralidade na assistência.
Metodologia Estudo descritivo exploratório, abordagem qualitativa, cuja análise baseou-se na hermenêutica dialética.
A coleta de dados utilizou-se entrevistas e registros de um diário de campo. Após a identificação dos núcleos de sentido, estes foram organizados em um quadro de análise permitindo uma síntese horizontal, vertical e transversal dos dados. Na horizontal, analisam-se as falas do participante por núcleo de sentido. A vertical permite a visão geral do participante. Na leitura transversal é possível analisar o confronto das percepções de cada participante, resgatando as questões norteadoras do estudo (ALENCAR et al., 2012; MINAYO, 2014).
Resultados Percebe-se que atenção à saúde bucal se organiza em demanda programada e espontânea. E a maioria das CD relata o predomínio de atividades clínicas individuais.
O trabalho em equipe é revelado pela maioria, sendo mais predominante nas atividades educativas. Apenas uma CD relatou dificuldade de integração com a equipe.
Todas as CD entendem que a integralidade é alcançada por meio do trabalho em equipe e na compreensão das multidimensionalidades dos indivíduos e suas necessidades.
O centro de especialidades odontológicas é apontado por todas como uma potencialidade à integralidade. Entretanto a dificuldade de encaminhamento mostra-se também como desafio.
Conclusões/Considerações O estudo demonstra aproximação com o modelo assistencial proposto pela ESF. Percebem-se mudanças no modelo de atenção, com a evolução na atuação do CD de uma visão apenas clínica para prevenção, promoção, cura e reabilitação.
Destaca-se que a integralidade influencia as formas de organização do trabalho das CD participantes. Entretanto a predominância é do atendimento individual curativo e ainda existem as dificuldades de integração profissional.
|