28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25d - Saude bucal COC 4 |
23564 - AÇÃO DO PROJETO SAÚDE COLETIVA NAS ESCOLAS RELACIONA À HIGIENE BUCAL NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE MACEIÓ. JAMYLLA CORREIA DE ALMEIDA COSTA - CESMAC, LARISSA MARIA DIAS MAGALHÃES - CESMAC, ELLAN PEREIRA PEIXOTO - UFAL, ARTHUR MOURA SARMENTO - UFAL, THALLYTA DOS SANTOS - UFAL, JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO - UFAL
Período de Realização As ações do Projeto SACOLÉ foram realizadas no período de 3 de Março a 3 de Setembro de 2017.
Objeto da Experiência As atividades de educação em saúde foram desenvolvidas com os escolares do 1º e 2º Ano do Fundamental I, na Escola Municipal Luiz Pedro IV em Maceió.
Objetivos Pretende-se com o Projeto de Extensão SACOLÉ - Saúde Coletiva na Escola, realizar atividades de educação em saúde de forma interdisciplinar, e a partir das demandas encontradas, promover ações de saúde coletiva, como de saúde bucal com os escolares, objetivando alcançar a comunidade como um todo.
Metodologia Primeiramente, a atividade de Saúde Bucal foi planejada com a equipe Multidisciplinar. Em seguida, promoveu-se confecções de materiais utilizados durante a ação. Para tanto, materiais educativos, como bocas, escovas e fios dentais gigantes confeccionados a partir de material reciclado, foram utilizados com o intuito de ensinar boas práticas de saúde bucal. Ainda convém ressaltar que, no dia da ação ofertaram-se kits contendo escova, creme e fio dental, além da escovação supervisionada.
Resultados Durante as visitas anteriores à escola, notou-se a necessidade de reforço quanto as formas adequadas de higienização bucal. Sendo assim, por meio da ação foi possível ensinar as crianças como realizar a escovação adequadamente, utilizando atividades interativas que as mantiveram atraídas pelo novo conhecimento. Além disso, observou-se que os escolares participantes atuaram como veículos para a comunidade, assumindo a posição de agentes promotores de saúde.
Análise Crítica O Projeto Saúde Coletiva nas escolas tem como objetivo a promoção de saúde a partir dos bons hábitos ensinados às crianças mediante a necessidade. Nesse contexto, a multidisciplinaridade do projeto foi fundamental para averiguar a demanda odontológica e promover a ação de forma mais efetiva, já que se constata a dificuldade de cultivo desses hábitos não apenas nas escolas como também em casa.
Conclusões e/ou Recomendações Observou-se a eficácia da metodologia ativa, posto que as atividades interativas estimularam a atenção da criança para absorção do conhecimento dado. Assim, o grupo de alunos deteve o arcabouço necessário para disseminação da prática estudada para além do ambiente estudantil. Ademais, recomenda-se que tais ações sejam repetidas na escola frisar a importância de uma boa saúde bucal, tal qual sua relevância para o bem estar geral.
|