Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25d - Saude bucal COC 4

23493 - ANÁLISE DE FATORES ASSOCIADOS A SOBREVIDA DE INDIVÍDUOS JOVENS E IDOSOS DIAGNOSTICADOS COM CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS ORAL EM UMA POPULAÇÃO DO NORDESTE DO BRASIL.
MARÍLIA DE MATOS AMORIM - UEFS, CARLOS ALBERTO LIMA DA SILVA - UEFS, JEAN NUNES DOS SANTOS - UFBA, VALÉRIA SOUZA FREITAS - UEFS, ALESSANDRA LAÍS PINHO VALENTE PIRES - UEFS


Apresentação/Introdução
O carcinoma de células escamosas oral (CCE) é uma neoplasia maligna de etiologia multifatorial, relacionada a fatores ambientais e genéticos, ocorrendo principalmente em indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, considerada rara entre adultos jovens. Apesar de diversos estudos que comparam esses grupos, não há um consenso sobre prognóstico e sobrevida nos diferentes grupos etários.


Objetivos
Comparar o perfil e a sobrevida global de indivíduos adultos jovens e idosos diagnosticados com carcinoma de células escamosas oral (CCE).


Metodologia
Foi realizada uma análise descritiva de todas as covariáveis, uma análise bivariada entre as variáveis categóricas pelo teste qui-quadrado e teste exato de Fisher e posteriormente, para estimar as probabilidades de sobrevida a cada tempo, foi utilizado o estimador de Kaplan-Meier. As variáveis preditoras foram testadas através do log-rank test e aquelas com significância estatística, considerando p>0,05 e a literatura foram mantidas para o modelo de regressão de Cox.


Resultados
Foram registrados 282 casos de CCE, com 12,4% em jovens. O perfil foi semelhante entre os dois grupos, com a maioria dos casos ocorrendo em indivíduos do sexo masculino, tabagistas e etilistas. As lesões predominantemente localizadas em língua foram diagnosticadas em estágio avançado da doença, resultando em 35,7% de óbitos. O tempo mediano de sobrevida foi de 30 meses em idosos e 31 meses em jovens. A terapia cirúrgica associada a radioterapia e quimioterapia foi a mais recomendada para o grupo jovem e a radioterapia associada a quimioterapia, para o grupo idoso. Na análise multivariada apenas o estadiamento e o tipo de tratamento foram preditores para redução da sobrevida global.


Conclusões/Considerações
Os resultados do nosso estudo apontam um perfil semelhante entre pacientes jovens e idosos. Os casos diagnosticados em fases avançadas da doença comprometem o prognóstico e sobrevida dos indivíduos. Os resultados deste estudo apontam uma necessidade de estratégias para a redução de fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce, com vistas ao aumento da sobrevida e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360