Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25d - Saude bucal COC 4

23457 - ANÁLISE DE SOBREVIDA GLOBAL EM ADULTOS JOVENS DIAGNOSTICADOS COM CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS ORAL EM UMA POPULAÇÃO DO NORDESTE DO BRASIL
MARÍLIA DE MATOS AMORIM - UEFS, MARIA CAROLINA SILVA LEITE - UEFS, CARLOS ALBERTO LIMA DA SILVA - UEFS, JEAN NUNES DOS SANTOS - UFBA, VALÉRIA SOUZA FREITAS - UEFS, ALESSANDRA LAÍS PINHO VALENTE PIRES - UEFS


Apresentação/Introdução
O carcinoma de células escamosas oral é mais comum em indivíduos em idosos geralmente expostos aos principais fatores de risco, com baixa prevalência em pacientes jovens. Apesar disso, a literatura vem evidenciando um aumento de número de casos em indivíduos adultos jovens. No entanto, não existe um consenso na literatura acerca do curso clínico, prognóstico e sobrevida destes pacientes.


Objetivos
Analisar o perfil e a sobrevida global de pacientes jovens diagnosticados com carcinoma de células escamosas oral entre 2010 a 2016 em uma unidade de alta complexidade em Oncologia em uma cidade do Nordeste do Brasil.


Metodologia
Foram analisados retrospectivamente todos os casos de carcinoma de células escamosas atendidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia em indivíduos com idade igual ou inferior a 45 anos, no período de 2010 a 2016. Foi realizada análise descritiva de todas as variáveis, teste exato de Fisher entre as variáveis categóricas e para estimar as probabilidades de sobrevida a cada tempo foi utilizado o estimador de Kaplan-Meier, além do teste log rank para avaliar significância estatística, considerando p< 0,05.


Resultados
Um total de 35 pacientes foram registrado, a maioria era do sexo masculino, com relação masculino:feminino de 7,8:1, fumantes (73,3%) e etilistas (62,1%) crônicos. Os tumores estavam localizados predominantemente em língua (51,1%). A maior parte diagnosticados tardiamente, Estadio III e IV (93,8%) e classificados como bem diferenciado (41,4%), tendo como tratamento de escolha principalmente a cirurgia associada a radioterapia e quimioterapia (33,3%). O tempo mediano de sobrevida foi de 31 meses e 22,8% dos pacientes estudados foram a óbito. As variáveis que apresentaram significância estatística foram a localização primária do tumor e o tipo de tratamento realizado.


Conclusões/Considerações
De forma geral, observa-se semelhanças entre os indivíduos do nosso estudo e aquelas descritas na literatura. O estudo revelou que as variáveis que influenciaram na sobrevida foram a localização do tumor e no tipo de tratamento realizado. No entanto, devem ser levadas em consideração as limitações do estudo, tendo em vista a baixa prevalência da doença e conseqüentemente o número de indivíduos incluídos no estudo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360