28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25d - Saude bucal COC 4 |
22656 - CONTRIBUIÇÃO DA SAÚDE BUCAL PARA A PRODUÇÃO DO CUIDADO INTEGRAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: LIMITES E POTENCIALIDADES DO TRABALHO EM EQUIPE NOEMI MARTUCCI DIAS TOSATTO - SMS/RJ, ALDA LACERDA - FIOCRUZ
Apresentação/Introdução As práticas de saúde bucal (SB) são relevantes para o trabalho em equipe na Estratégia Saúde da Família (ESF) e fortalecimento do SUS. A equipe de saúde bucal foi incorporada à Saúde da Família em 2000 para ampliar a integralidade do cuidado. No entanto, esses profissionais não fazem parte da equipe básica e atuam como sendo uma equipe complementar, o que contribui para a fragmentação do cuidado.
Objetivos Analisar, a partir da pesquisa bibliográfica, a contribuição das práticas de cuidado das equipes de saúde bucal (eSB) na Estratégia Saúde da Família; e Identificar limites e potencialidades de integração da eSB com a equipe de saúde da família.
Metodologia O presente trabalho é fruto do curso de especialização em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz (2017). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica no Portal da BVS, de modo a garantir o acesso as principais bases de dados em Ciências da Saúde, usando os descritores “equipe multiprofissional”, “integralidade em saúde”, “cuidados integrais em saúde”; “saúde bucal” e “atenção odontológica”. Foram levantadas as publicações de 2010 a 2017 e selecionados os artigos que abordavam sobre a atuação das equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família ou sobre o trabalho em equipe (N=15). A análise do material selecionado se fundamentou na abordagem qualitativa para a produção dos resultados.
Resultados Os artigos apontam limites de integração das equipes no âmbito da macro e micro gestão
que repercutem no trabalho, tais como heterogeneidade de trabalhadores numa mesma
equipe com vínculos contratuais distintos e discrepâncias salariais, cobrança gerencial de
meta dos indicadores que tensiona o ambiente, curto período de interação das equipes,
visitas domiciliares separadas, entre outros. Potencialidades do trabalho em equipe com
contribuições da SB foram evidenciadas quando as equipes participam de reuniões
conjuntas, discutem os casos dos usuários construindo projetos terapêuticos; fazem visitas
domiciliares conjuntas, entre outras ações que ampliam o cuidado integral.
Conclusões/Considerações A saúde bucal traz contribuições importantes para o fortalecimento da ESF. Algumas manifestações bucais revelam os primeiros sinais e sintomas de doenças ou alterações sistêmicas, sendo um alerta para a detecção precoce e prevenção de diversos processos de adoecimento. Integrar SB com SF implica em romper a dicotomia entre equipe básica e complementar e somar conhecimentos em prol do trabalho coletivo que assegure a integralidade do cuidado.
|