Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25d - Saude bucal COC 4

21412 - ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DOMICILIAR DE PESSOAS IDOSAS DEPENDENDENTES OU VULNERÁVEIS: EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO/SERVIÇO
JULIO BALDISSEROTTO - UFRGS, CRISTINE MARIA WARMLING - UFRGS, IDIANA RITA LUVISON - GHC


Período de Realização
O trabalho tem sido realizado desde 2016 até o presente


Objeto da Experiência
Experiência de integração ensino/serviço entre estagiários de Odontologia da UFRGS e um serviço de saúde na atenção domiciliar de idosos acamados.


Objetivos
-Propiciar ao estudante de odontologia vivenciar cenários de práticas de saúde bucal no sus
-Promover a saúde bucal de pessoas idosas com dependência
-Informar os cuidadores sobre aspectos do cuidado em saúde bucal
-Discutir metodologias de clínica baseada em evidencias e adequadas a realidade



Metodologia
Visitas Domiciliares semanais realizadas pela equipe de saúde bucal e estagiários da FOUFRGS a idosos pertencentes ao Programa de Acamados da unidade. Após a avaliação dos profissionais de SB, alguns casos foram discutidos com toda equipe de saúde para elaborar abordagens adequadas de tratamento bucal. Cerca de 50% dos pacientes possuíam alguma cardiovasculopatia e/ou diabetes melitus tipo II. Dentre as necessidades odontológicas, destacou-se a protética, a periodontal e cáries radiculares.


Resultados
Realizados procedimentos de reabilitação oral através de próteses totais, reembases de dentaduras, remoção de focos infecciosos, ART, prevenção de doenças bucais e orientações de HB para cuidadores. Foi desenvolvido pelos alunos um Roteiro de Visitas Domiciliares a ser usado a cada nova visita. E um folder para os cuidadores com informações de cuidados a saúde bucal de idosos acamados e outro de higiene e de cuidados com a prótese. Estagiários avaliam como experiência única e complexa em sua formação.


Análise Crítica
A atuação do dentista nas visitas domiciliares embora presente em documentos oficiais e definida como uma prioridade, ainda é muito incipiente e de baixo acesso. Por outro lado o ensino da graduação tem seu foco principal no paciente autônomo e independente que frequentam os ambulatórios da universidade. Esta proposta de integração ensino/ serviço é uma oportunidade para o aluno conhecer uma realidade bastante complexa em que se encontram as pessoas idosas fragilizadas e com perda de autonomia.


Conclusões e/ou Recomendações
As visitas domiciliares são uma oportunidade em que o estagiário vivencia a coordenação do cuidado em saúde bucal pela equipe da Unidade, de forma multidisciplinar, equânime e com benefícios a pessoa idosa acamada. O estagiário de Odontologia entra em contato com um cenário de praticas do SUS, adquire consciência de uma realidade cada vez mais complexa. desenvolve habilidades para enfrentar situações semelhantes como futuro profissional.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360