28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25d - Saude bucal COC 4 |
21412 - ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DOMICILIAR DE PESSOAS IDOSAS DEPENDENDENTES OU VULNERÁVEIS: EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO/SERVIÇO JULIO BALDISSEROTTO - UFRGS, CRISTINE MARIA WARMLING - UFRGS, IDIANA RITA LUVISON - GHC
Período de Realização O trabalho tem sido realizado desde 2016 até o presente
Objeto da Experiência Experiência de integração ensino/serviço entre estagiários de Odontologia da UFRGS e um serviço de saúde na atenção domiciliar de idosos acamados.
Objetivos -Propiciar ao estudante de odontologia vivenciar cenários de práticas de saúde bucal no sus
-Promover a saúde bucal de pessoas idosas com dependência
-Informar os cuidadores sobre aspectos do cuidado em saúde bucal
-Discutir metodologias de clínica baseada em evidencias e adequadas a realidade
Metodologia Visitas Domiciliares semanais realizadas pela equipe de saúde bucal e estagiários da FOUFRGS a idosos pertencentes ao Programa de Acamados da unidade. Após a avaliação dos profissionais de SB, alguns casos foram discutidos com toda equipe de saúde para elaborar abordagens adequadas de tratamento bucal. Cerca de 50% dos pacientes possuíam alguma cardiovasculopatia e/ou diabetes melitus tipo II. Dentre as necessidades odontológicas, destacou-se a protética, a periodontal e cáries radiculares.
Resultados Realizados procedimentos de reabilitação oral através de próteses totais, reembases de dentaduras, remoção de focos infecciosos, ART, prevenção de doenças bucais e orientações de HB para cuidadores. Foi desenvolvido pelos alunos um Roteiro de Visitas Domiciliares a ser usado a cada nova visita. E um folder para os cuidadores com informações de cuidados a saúde bucal de idosos acamados e outro de higiene e de cuidados com a prótese. Estagiários avaliam como experiência única e complexa em sua formação.
Análise Crítica A atuação do dentista nas visitas domiciliares embora presente em documentos oficiais e definida como uma prioridade, ainda é muito incipiente e de baixo acesso. Por outro lado o ensino da graduação tem seu foco principal no paciente autônomo e independente que frequentam os ambulatórios da universidade. Esta proposta de integração ensino/ serviço é uma oportunidade para o aluno conhecer uma realidade bastante complexa em que se encontram as pessoas idosas fragilizadas e com perda de autonomia.
Conclusões e/ou Recomendações As visitas domiciliares são uma oportunidade em que o estagiário vivencia a coordenação do cuidado em saúde bucal pela equipe da Unidade, de forma multidisciplinar, equânime e com benefícios a pessoa idosa acamada. O estagiário de Odontologia entra em contato com um cenário de praticas do SUS, adquire consciência de uma realidade cada vez mais complexa. desenvolve habilidades para enfrentar situações semelhantes como futuro profissional.
|