28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25c - Saude bucal COC 3 |
28139 - ITINERÁRIO FORMATIVO EM CLÍNICA AMPLIADA: NARRATIVAS DE UMA CIRURGIÃ-DENTISTA GRACIELA SOARES FONSÊCA - UFFS, CARLOS BOTAZZO - FSP-USP, FABIANA SCHNEIDER PIRES - FO-UFRGS, SIMONE RENNÓ JUNQUEIRA - FOUSP
Período de Realização A experiência foi realizada entre os meses de junho de 2013 e março de 2016.
Objeto da Experiência O objeto da experiência foi o itinerário formativo em clínica ampliada de saúde bucal de uma cirurgiã-dentista.
Objetivos Revelar, a partir das narrativas de um itinerário formativo, elementos que contribuam com a discussão e auxiliem na busca de alternativas e enfrentamento no que se refere às incoerências entre o modelo de formação em Odontologia e o perfil profissional demandado pelo trabalho em saúde.
Metodologia A experiência foi sistematizada a partir da narrativa do itinerário formativo de uma cirurgiã-dentista, inserida na clínica ampliada de saúde bucal. Em um primeiro momento, a inserção se deu de modo vinculado à um projeto de pesquisa que desejava experienciar a clínica ampliada de saúde bucal na Atenção Básica propondo a centralidade de tecnologias leves de cuidado. Em seguida, o cenário da experiência foi uma Unidade Básica de Saúde onde a narradora trabalhou como cirurgiã-dentista.
Resultados A narrativa do itinerário formativo aponta obstáculos e empecilhos relacionados ao desenvolvimento da Clínica Ampliada de saúde bucal, além de revelar benefícios e facilidades na incorporação de práticas de saúde que colocam o sujeito como centro. A narrativa demonstra, ainda, o potencial formativo da experiência em Clínica Ampliada, sugerindo a presença do método dialético de ensino em que a aprendizagem se dá pela problematização e reflexão sobre a prática.
Análise Crítica A formação em Odontologia vem se mantendo centrado na aquisição de competências técnicas. O trabalho em saúde, contrariamente, demanda uma atuação ampliada que corresponda às necessidades de um corpo vivo, subjetivado e complexo. Assim, é imperativo pensar em novas possibilidades de formação que promovam maior compreensão sobre os processos de cuidado e instrumentalize o cirurgião-dentista para o desenvolvimento de abordagens coerentes com as demandas sociais, como a experiência relatada.
Conclusões e/ou Recomendações Sugerimos a experienciação de abordagens ampliadas no cuidado em saúde bucal, na formação e nas práticas, no sentido de propiciar maior resolubilidade e satisfação aos usuários. É imperativo o desenvolvimento de estudos e a sistematização de experiências relacionadas à Clínica Ampliada de saúde bucal no intuito de fortalecê-la e gerar maiores subsídios para sua incorporação no ensino e no trabalho.
|