Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25c - Saude bucal COC 3

26732 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS
PATRICIA MELO BIONDI DE ANDRADE - UFSC, GABRIELA BAMPI - UFSC, MARIA DEL ROSARIO RUIZ NUñEZ - UFSC, ANA LÚCIA S FERREIRA DE MELLO - UFSC


Apresentação/Introdução
O processo de trabalho da equipe de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF) deve incluir práticas educativas que forneçam instrumentos para fortalecer a autonomia dos usuários e a condução de hábitos saudáveis, especialmente no cuidado à saúde bucal.


Objetivos
Compreender os significados da educação em saúde, atribuídos por gestores de nível central e profissionais de equipes que atuam na Estratégia Saúde da Família e analisar como estes significados influenciam nas práticas educativas desenvolvidas.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e analítico, de abordagem qualitativa, fundamentado no referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados, realizado no município de Florianópolis (SC). Os dados foram coletados em 2013/2014, por meio de entrevista semiestruturada, com duas questões norteadoras com 25 profissionais de saúde e gestores, distribuídos em três grupos amostrais. Os dados foram analisados em 2014/2015 e constantemente comparados entre si, seguindo o processo de codificação e organização em categorias que relacionadas compuseram o modelo teórico.


Resultados
A categoria central emergente foi “Fazendo a diferença na educação em saúde bucal”. Os profissionais membros das equipes de saúde bucal e gestores municipais procuravam fazer a diferença na educação em saúde, sentindo-se valorizados e reconhecidos; demonstravam motivação empática perante as ações na educação em saúde bucal e procuravam desenvolver habilidades para contribuírem com a redução das desigualdades, por meio do empoderamento dos usuários. Entretanto, as ações em educação em saúde ainda necessitam de um planejamento mais participativo, considerando o mundo social dos envolvidos; contemplando as relações do processo saúde-doença no contexto em que vivem.


Conclusões/Considerações
O modelo teórico reconhece que as opções por estratégias de educação em saúde bucal estão vinculadas às escolhas que permeiam o planejamento e as abordagens adotadas, sendo mediadas pelo mundo social. Acredita-se que estes resultados podem ser mais significativos quando for valorizada a motivação empática, que emerge da conexão entre os conhecimentos e os sentimentos das pessoas envolvidas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360