28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25c - Saude bucal COC 3 |
26157 - CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO “ECO ESCOVÓDROMO”: AÇÕES COLETIVAS EM SAÚDE BUCAL COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL ANA PAULA BOHRER - FASURGS, GABRIÉLI DE CAMPOS - FASURGS, BIANCA DA SILVA DOS SANTOS - FASURGS, MARINA BARBOSA - FASURGS, SILVANA ZANUS GOLDSCHMIDT - FASURGS, DEISON ALENCAR LUCIETTO - UFF, SIDIMAR MEIRA SAGAZ - UFRGS, ANDRÉA NEIVA DA SILVA - UFF, MARCOS ANTÔNIO DE ALBUQUERQUE DE SENNA - UFF
Período de Realização Primeiro semestre de 2017 no Projeto Transformação em Arte, Passo Fundo/RS.
Objeto da Experiência Construção e utilização do “eco escovódromo” na educação em saúde e escovação dental supervisionada com crianças em situação de vulnerabilidade.
Objetivos Descrever a construção do “eco escovódromo” com materiais recicláveis/de reaproveitamento;
Descrever a realização de atividade de educação em saúde bucal e escovação dental supervisionada com a utilização do “eco escovódromo”.
Metodologia Inicialmente foi construído um escovódromo a partir de materiais reutilizáveis/recicláveis como canos e sanfonas de PVC, bombonas de água mineral, garrafas pets, torneiras plásticas, espelhos planos, porta-papel e adereços. Depois, foi realizada atividade de educação em saúde bucal com o uso de macromodelos/manequins odontológicos e escovação dental supervisionada utilizando-se evidenciador de biofilme, escova dental, creme dental fluoretado, fio dental e bochecho de fluoreto de sódio 0,2%.
Resultados Após tentativas chegou-se ao modelo de eco escovódromo montável, com potencial de ser facilmente transportado e utilizado em espaços desprovidos de energia e água encanada. Em poucos minutos uma sala transformou-se em espaço de saúde. A atividade realizada com 21 crianças teve resultados positivos, evidenciados pela apropriação das informações disponibilizadas, pelo entusiasmo das crianças em realizar a higiene bucal, bem como pelo suporte fornecido pelo “eco escovódromo”.
Análise Crítica Como as principais doenças bucais podem ser prevenidas, é preciso mudar positivamente conhecimentos, comportamentos e estilos de vida relacionados à saúde bucal. Contudo, nem sempre a equipe de saúde bucal ou as comunidades atendidas dispõem de infraestrutura para as atividades preventivas. Por isso, deve-se usar soluções criativas que viabilizem ações coletivas de saúde. Projetos com materiais de reciclagem podem fomentar as dimensões ambiental, econômica e social da sustentabilidade.
Conclusões e/ou Recomendações Ações coletivas de saúde bucal são importantes para a promoção da saúde de crianças, de modo a fomentar futuro mais saudável. O "eco escovódromo", ao aliar conceitos de saúde bucal e sustentabilidade, demonstrou-se importante recurso para o autocuidado. As equipes de saúde bucal devem investir em soluções para os velhos problemas da Odontologia, respeitando o ser humano e garantido o cuidado com o ambiente, em todas as suas dimensões.
|