28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25c - Saude bucal COC 3 |
25787 - ESTÁGIO DE ALUNOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: VIVENCIAR A REALIDADE, SUPERAR DESAFIOS E POTENCIALIZAR O SERVIÇO DO SUS CLARA BRAGA PIRES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, CRISTIANE MACEDO SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, EUGÊNIO CANGUSSU TOLENTINO JÚNIOR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, TAMIRES JORDANE DURÃES SILVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, RENATA FRANCINE RODRIGUES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Período de Realização Segundo semestre de 2017 com carga horária de 120 horas práticas e 80 teóricas.
Objeto da Experiência Toda a população adscrita da Estratégia Saúde da Família Lourdes II, Montes Claros, MG.
Objetivos Desenvolver habilidades para a atuação em equipes multiprofissionais, observar e vivênciar a realidade sanitária com autonomia, atuar em atividades preventivas, curativas e promocionais na ESF e desenvolver ações integrativas com a população e membros da equipe.
Metodologia O diagnóstico local e levantamento dos problemas prioritários foram obtidos por meio de observação, coleta de dados, entrevistas com a equipe de saúde e comunidade. Através das fichas de cadastro identificaram-se os problemas de saúde mais prevalentes, cujas ações demandadas foram planejadas e realizadas em parceria com as equipes de saúde, escola, creche e membros da população. Os grupos que receberam atenção foram: idosos e cuidadores, diabético-hipertensos, gestantes, crianças e artesãos.
Resultados 150 pessoas participaram das ações: oficina para gestantes; ação motivacional para agentes comunitários; prevenção de câncer bucal no grupo de hiperdia; natal com as crianças; saúde bucal na sala de espera; panfletagem de combate à dengue; educação em saúde bucal para cuidadores de idosos; roda de conversa para artesãos sobre saúde bucal; matriciamento em saúde mental; visitas domiciliares; reunião com a equipe para melhoria da gestão; participação de consultas de enfermagem e reunião do SISAB.
Análise Crítica A experiência do Estágio proporcionou vivenciar o processo de trabalho do SUS; conhecer o funcionamento da rede de atenção; analisar as necessidades e potencialidades da ESF e da comunidade. Foi possível também, realizar ações de promoção e prevenção, aprender a trabalhar em equipe multidisciplinar e desenvolver um olhar crítico sobre o processo de trabalho. Os estudantes se sentiram preparados e capacitados para atuar na saúde pública como agentes transformadores.
Conclusões e/ou Recomendações O Estágio em Saúde da Família da Odontologia da Unimontes, Montes Claros – MG permite através da integração ensino-serviço, transformar o processo de trabalho dos serviços de saúde e desenvolver no acadêmico a capacidade crítica-operacional e diversas habilidades no contexto onde se insere. A pedagogia do trabalho estimula a autonomia e a imersão do estudante de forma a criar vínculo e identidade com os espaços de prática que ele atua.
|