Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25c - Saude bucal COC 3

24306 - NÍVEL DE QUALIDADE DA FLUORETAÇÃO DA ÁGUA SEGUNDO TRÊS FONTES DE INFORMAÇÃO
LORRAYNE BELOTTI - USP, CAROLINA DUTRA DEGLI ESPOSTI - UFES, CLÉA ADAS SALIBA GARBIN - UNESP, ANTONIO CARLOS PACHECO FILHO - UNESP, PAULO FRAZÃO - USP, EDSON THEODORO DOS SANTOS-NETO - UFES, KARINA TONINI DOS SANTOS PACHECO - UFES


Apresentação/Introdução
A ação benéfica da fluoretação da água de abastecimento é dependente do seu controle, tanto em termos operacionais, nas empresas de abastecimento, quanto em termos de vigilância em saúde. É de suma importância que os dados produzidos pelas fontes que controlam a qualidade desta medida de saúde pública, sejam confiáveis, compatíveis e reflitam a realidade deste parâmetro


Objetivos
Comparar os dados da concentração de fluoretos entre três fontes de informações: empresa de abastecimento, vigilância ambiental e heterocontrole independente, na Região Metropolitana da Grande Vitória – Espírito Santo (RMGV-ES).


Metodologia
Foram realizadas coletas nas Estações de Tratamento de Água (ETA), durante seis meses. Os dados foram obtidos por meio da empresa de abastecimento e no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água (SISAGUA). Os resultados foram classificados de acordo com a proposta do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal. Foram calculadas as médias e desvios-padrão das amostras coletadas semanalmente, e comparadas estatisticamente. Para as amostras mensais, disponibilizadas pela empresa e SISAGUA, foi calculado o indicador de nível de qualidade e testadas estatisticamente as diferenças entre as proporções.


Resultados
As ETA de menor porte apresentaram as menores adequações dos teores de fluoreto, tanto para médias quanto para o nível de qualidade (16,7 a 57,1%). Os percentuais de adequação variaram segundo as ETA e os meses de análise. A comparação entre os percentuais exibiu pouca diferença estatisticamente significante (p-valor<5%). Entretanto, as comparações das médias semanais, entre as três fontes de informação, apresentaram maiores diferenças estatisticamente significantes ao longo dos seis meses de acompanhamento, cerca de 32% das médias comparadas.


Conclusões/Considerações
Conclui-se que a maioria das informações foram compatíveis estatisticamente, as diferenças aconteceram, principalmente, na comparação entre as médias semanais da empresa e do heterocontrole realizado pelos pesquisadores. Diante da indisponibilidade de alguns dados no SISAGUA, evidencia-se a importância da sistematização das informações sobre a vigilância da água.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360