Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25c - Saude bucal COC 3

24295 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFMG SOBRE O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA PACIENTES COM DEFICIÊNCIA
HELOISA VIEIRA PRADO - UFMG, NATÁLIA CRISTINA RUY CARNEIRO - UFMG, TAHYNÁ DUDA DEPS ALMEIDA - UFMG, SUÉLEN ALVES TEIXEIRA - UFMG, LIA SILVA DE CASTILHO - UFMG, ANA CRISTINA BORGES-OLIVEIRA - UFMG


Período de Realização
Março de 2013 até o presente momento.


Objeto da Experiência
Promover atenção odontológica aos pacientes com deficiência.
Proporcionar experiência de atendimento odontológico aos alunos de graduação.



Objetivos
Descrever a rotina clínica dos pacientes com deficiência assistidos pela disciplina optativa “Atenção odontológica para crianças e adolescentes com deficiência” da Faculdade de Odontologia da UFMG.


Metodologia
Trata-se de uma disciplina teórico-prática que oferta 20 vagas por semestre. Além do acesso odontológico sob livre demanda, a disciplina oferece atendimento para os pacientes assistidos pelo Ambulatório de Erros Inatos do Metabolismo do Hospital das Clínicas da UFMG e por livre demanda. A faixa etária dos pacientes é de dois a 27 anos. A coleta de dados foi realizada no período de março de 2014 a dezembro de 2017. Os dados foram obtidos por meio da ficha clínica dos pacientes atendidos.


Resultados
A disciplina contou com a participação de 163 alunos. Foram contabilizadas 1592 consultas odontológicas, sendo atendidos 487 pacientes. Foram realizados 1549 procedimentos, sendo os mais frequentes: polimento coronário, aplicação tópica de flúor, raspagens supragengivais, restaurações provisórias/definitivas, cirurgia periodontal e exodontias de dentes decíduos/permanentes. O número de faltas no período analisado foi de 15,0% das consultas agendadas.


Análise Crítica
A grande demanda de tratamento “curativo”, nos atendimentos clínicos da disciplina, confirma a alta vulnerabilidade dos pacientes com deficiência para as doenças bucais e a dificuldade de acesso a assistência odontológica. Diante disso, é evidente a grande importância da disciplina na promoção da saúde para essa parcela da população.


Conclusões e/ou Recomendações
Os pais mostraram-se participativos com o atendimento odontológico dos filhos. O atendimento odontológico ofertado proporcionou aos alunos conhecimento e experiência de atendimento clínico ao público assistido pela disciplina. A cada semestre finalizado a disciplina consolida-se como uma atividade relevante para os alunos da FO-UFMG e para a sociedade, tanto no aspecto assistencial quanto no âmbito do ensino.

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26

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Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

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