27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25b - Saude bucal COC 2 |
28592 - AVALIAÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO E ENSINO NA SAÚDE BUCAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS CAROLINE KONZGEN BARWALDT - UFRGS, BIANCA MENNA - UFRGS, VANESSA MARTINO - UFRGS, LEONARDO RODRIGUES PIOVESAN - UFRGS, FABIANA SCHNEIDER PIRES - UFRGS, CRISTINE MARIA WARMLING - UFRGS
Apresentação/Introdução Gerir uma Rede de Atenção à Saúde exige avaliar como seus elementos essenciais conectam-se e criam objetivos comuns. A Educação Permanente em Saúde assume papel especial e deve ser planejada de forma articulada entre os serviços de saúde e as instituições formadoras ─ a integração ensino-saúde. O cuidado e a gestão são territórios de ensino e aprendizagens tecidos por pedagogias culturais.
Objetivos Analisar os efeitos da Integração Ensino-Saúde no estágio de desenvolvimento da Rede de Saúde Bucal do Sistema Único de Saúde no município de Porto Alegre-RS.
Metodologia Estudo de caso único e integrado com abordagens qualitativas e quantitativas e práticas da pesquisa ação-intervenção. Participantes são profissionais da saúde bucal, gestores, usuários, docentes e discentes. Produção de dados: grupos focais, diários de campo, questionários estruturados, análise documental e banco de dados. Categorias analíticas: elementos (população, APS, atenção secundária e terciária, sistemas de apoio, logística, governança e modelos de atenção à saúde) e dimensões reflexivas (unidades mínimas, conectividade, integração, normatividade e subjetividade). As práticas discursivas demonstram como a integração ensino-saúde orienta a constituição das redes.
Resultados Resultados iniciais sobre a organização das redes de atenção e ensino demonstram que a APS de Porto Alegre cobre 71% da população, sendo que apenas 37% dela é coberta por 131 equipes de saúde bucal (163 cirurgiões dentistas, 61 técnicos e 119 auxiliares de saúde bucal), distribuídas em 141 unidades básicas de saúde nas 8 gerencias distritais. São 6 centros de especialidades odontológicas para a atenção secundária e na terciária oito hospitais são referências. O acesso à rede é realizado por meio de protocolos e sistema informatizado. Reuniões distritais produzem ações de EPS. Processos de transformação curricular ampliaram projetos de integração entre as redes de atenção e de ensino.
Conclusões/Considerações A integração ensino-serviço e a EPS são ações estratégicas para aperfeiçoar os modelos de formação e têm interferido de forma ativa na constituição das redes de saúde. A organização em redes gera diferentes dinâmicas e recursos aos trabalhadores, permitindo a renovação do processo de trabalho. Os coletivos de cogestão e a IES têm atuado como geradores de processos indissociados de formação de profissionais e de qualificação dos serviços.
|