27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25b - Saude bucal COC 2 |
27666 - A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS E FAMILIARES DE PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ODONTOLOGIA DANIELA BASTOS - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, MARCELO FARIA - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, LUCIANA FREITAS - UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Apresentação/Introdução O portador de necessidades especiais experimenta o descaso de uma sociedade preconceituosa e inapta para atendê-lo. A necessidade do cirurgião dentista especialista e do cuidado integral enfrenta a resignificação do ato clínico e da relação profissional-paciente. Esta especialidade afasta o cirurgião-dentista da frieza tecnicista, levando em conta o contexto no qual o paciente está inserido e seus limites.
Objetivos Descrever as percepções dos profissionais e dos cuidadores de pacientes especiais quanto ao atendimento realizado no Núcleo de Radiologia e Atendimento a Pacientes Especias da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Os sujeitos da pesquisa eram profissionais do Núcleo de Radiologia e Atendimento a Pacientes Especias da Policlínica Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e os responsáveis acompanhantes dos pacisentes atendidos neste mesmo espaço.
Como critério de inclusão todos deveriam assinar o TCLE e estar ligado ao Núcleo de Radiologia e Atendimento a Pacientes Especias da Policlínica Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) .
As entrevistas realizadas foram gravadas, transcritas e analisadas seguindo a análise de conteúdo conforme a técnica descrita por Bardin.
Resultados Os profissionais relataram dificuldades encontradas durante o atendimento a estes pacientes, como a necessidade de disponibilizar mais tempo e o estresse gerado ao longo do dia.
Os responsáveis pelos pacientes narraram a dificuldade de acesso ao serviço devido a questões burocráticas. No entanto, após serem atendidos, relataram satisfação com o serviço, mas sentem falta da valorização de sua expertise como cuidador. Disseram que normalmente os profissionais não tem tempo nem paciência para escutarem, mas que aqui encontraram quem ouvisse e cuidasse com atenção.
Conclusões/Considerações A atenção odontológica recebida pelos pacientes especiais, leva em conta a postura dos profissionais que os assistem, mostrando a importância desses e de seus cuidadores atuarem com uma prática de atendimento integral. O uso da narrativa permitiu que os participantes se expressassem livremente. A importância da escuta da experiência do cuidador junto ao tratamento tecnico do profissional, mostrou-se útil e complementar.
|