27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25b - Saude bucal COC 2 |
27174 - TRATAMENTO ENDODÔNTICO EM SESSÃO ÚNICA: ESTRATÉGIA PARA MELHORIA DE ACESSO. ANTÔNIO PAULO GOMES CHIARI - PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE, FERNANDA DE FÁTIMA PINTO MOTA - PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE, MARIA JOSÉ MOREIRA FELIPE - PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Período de Realização Protocolo seguido pelos Centros de Especialidades Odontológicas de Belo Horizonte desde maio de 2013.
Objeto da Experiência Realização de tratamento endodôntico em sessão única através do aumento do tempo de duração da consulta clínica.
Objetivos Aumentar o tempo de duração da consulta clínica em endodontia.
Dar celeridade ao tratamento endodôntico, diminuindo o número de visitas dos pacientes ao CEO.
Diminuir o tempo de espera por primeira consulta na especialidade para pacientes que aguardam na fila do sistema de regulação.
Metodologia O protocolo do município prevê primeira consulta para exame e avaliação e segunda consulta para realização do tratamento endodôntico em sessão única. O CEO Centro-Sul , o maior do município, possui equipe com 11 endodontistas - 300 horas semanais com oferta de 30 primeiras consultas mais 30 consultas para realização de procedimentos. A produção de cada profissional é analisada mensalmente, confrontando os números de primeiras consultas, de altas e de sessões extras solicitadas.
Resultados A média mensal de tratamentos endodônticos realizados em sessão única em 2017 foi de 76%. Houve variação no desempenho mensal por profissional de 96% a 33%. A decisão de adotar esta modalidade de intervenção trouxe celeridade aos tratamentos, diminuindo o número de visitas dos pacientes ao CEO. Consequentemente trouxe diminuição do tempo de espera por primeira consulta para os pacientes que aguardam consulta na fila de espera eletrônica do sistema de regulação.
Análise Crítica A implantação do tratamento endodôntico em sessão única tem contribuído na superação de barreiras de acesso à endodontia. Esta modalidade de tratamento traz também economia de tempo, melhor custo-benefício e, consequentemente melhor aceitação dos pacientes. Nas fases iniciais do processo houve algum nível de insatisfação de profissionais habituados aos modelos tradicionais de intervenção. Insatisfação esta superada após demonstração de evidências positivas.
Conclusões e/ou Recomendações A reorganização do processo de trabalho na atenção especializada é etapa fundamental na melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. No entanto, outros pontos devem ser enfrentados. Longos períodos em filas de espera têm também relação com a desatenção aos protocolos institucionais e com a pouca integração entre as equipes de atenção primária e a rede especializada.
|