Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25b - Saude bucal COC 2

23596 - PERDA DENTÁRIA PRECOCE EM CRIANÇAS: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE UM CORPO MARCADO
FERNANDO VALENTIM BITENCOURT - UFRGS, JONAS DE ALMEIDA RODRIGUES - UFRGS, RAMONA FERNANDA CERIOTTI TOASSI - UFRGS


Apresentação/Introdução
Perder dentes decíduos precocemente pode trazer impactos físicos (má-oclusão, fonética, mastigação e estética) e psicossociais que podem afetar a vida de crianças e de suas famílias.


Objetivos
Compreender o significado da experiência da perda precoce de dentes decíduos na vida de crianças de até 12 anos, a partir da percepção dos cuidadores.


Metodologia
Estudo de caso de abordagem qualitativa, cujas informações foram produzidas a partir da análise de prontuários (para identificação da perda dentária precoce) e entrevistas semiestruturadas realizadas com os cuidadores principais das crianças em atendimento em uma universidade pública do Sul do Brasil. A amostra foi intencional por saturação (n=55). O material textual foi interpretado pela análise temática de conteúdo proposta por Bardin, sendo apoiado pelo software ATLAS.ti. A perspectiva teórica seguiu o enfoque da fenomenologia, centrada na experiência vivenciada da perda dentária decídua precoce enquanto expressão histórico-cultural de um grupo social. O estudo teve aprovação ética.


Resultados
As narrativas dos cuidadores mostraram a perda dentária ligada a limitações na mastigação, fala, aparência e convívio social com outras crianças. Tais problemas não apareceram de modo isolado, mas sim associados, afetando a vida das crianças e de suas famílias. Em outras experiências, quando a perda dentária era de dentes cariados que provocavam dor e sofrimento, os cuidadores lidaram com essa perda interpretando-a como um fato ‘corriqueiro’ e esperado da vida de crianças. Os cuidadores destacaram o desafio da continuidade do cuidado em saúde bucal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a busca pelo atendimento na universidade e em serviços privados.


Conclusões/Considerações
A compreensão das experiências de perdas precoces de dentes decíduos pode orientar os profissionais da saúde bucal no manejo de crianças e suas famílias, permitindo, a partir da perspectiva de cuidadores, a análise do significado da boca e da perda de dentes na qualidade de vida das crianças.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360