Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC25b - Saude bucal COC 2

23480 - A MACROPOLÍTICA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE BUCAL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA
CAROLINA DUTRA DEGLI ESPOSTI - DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES), LORENA FERREIRA - DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA, ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (ENSP/FIOCRUZ), WAGNER SCHERRER LEMGRUBER GOULART - PROFESSOR VOLUNTÁRIO DO DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CLÍNICO INTERDISCIPLINAR 1, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES), EDSON THEODORO DOS SANTOS NETO - DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)


Apresentação/Introdução
A Educação Permanente em Saúde, inserida como uma macropolítica de reorientação da produção do trabalho em saúde, tem como objetivo central a transformação do processo de trabalho, com estímulo à atuação crítica, reflexiva e compromissada, orientando-se para uma constante melhoria da qualidade das ações e dos serviços de saúde.


Objetivos
Analisar a percepção de cirurgiões-dentistas e de coordenadores municipais de saúde bucal sobre a macropolítica da Educação Permanente em Saúde implementada na Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo.


Metodologia
Trata-se de estudo com abordagem qualitativa. Sete cirurgiões-dentistas da atenção básica e três coordenadores municipais de saúde bucal que atuaram em municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, entre 2007 e 2012, participaram de um grupo focal. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo temática, proposta por Bardin, identificando-se três categorias: Conceito de Educação Permanente; Importância da Educação Permanente para as equipes de saúde bucal na atenção básica; e Barreiras da Educação Permanente. Para a categorização dos temas, utilizou-se como ferramenta o software de análise de dados qualitativos MAXqda 12.0.


Resultados
A maioria dos participantes compreende a Educação Permanente em Saúde como possibilidade para reflexão das práticas produzidas no cotidiano do trabalho, em articulação com os atores sociais envolvidos na produção em saúde. Discutiram que nem sempre as ações são colocadas em prática, comprometendo o importante papel da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na transformação do trabalho em saúde bucal. Dentre as barreiras para a implementação da política, destacou-se a priorização dos gestores à produtividade e o distanciamento entre estes e os profissionais de saúde no planejamento das ações.


Conclusões/Considerações
Percebeu-se a relevância dessa macropolítica para transformar e qualificar as práticas dos trabalhadores em saúde. Contudo, persistem barreiras a serem enfrentadas no processo formador, na gestão e no processo de trabalho clínico-técnico. Novas elaborações, com olhares e métodos diferenciados, são possíveis de serem realizadas a fim de aprofundar o tema da Educação Permanente em Saúde implementada nas várias regiões brasileiras.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360