28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO25e - Saude bucal CO 5 |
25735 - PROPOSIÇÃO E APLICABILIDADE DE UM INSTRUMENTO PARA MAPEAMENTO DE SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA MARIA ELISA UGARTE CALVET DA SILVEIRA - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB, BRUNA CAMPOS - FURB - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, JOÃO LUIZ GURGEL CALVET DA SILVEIRA - FURB - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Apresentação/Introdução A saúde bucal é uma dimensão indissociável para a produção da saúde. Percebe-se um distanciamento do dentista nas práticas de trabalho da equipe de ESF. Um instrumento específico para mapear o risco de saúde bucal na dimensão familiar, integrando os determinantes sociais e biológicos pode favorecer a integração desse profissional com a equipe e qualificar o trabalho da saúde bucal coletiva.
Objetivos Apresentar proposta de instrumento para mapear risco familiar integrando determinantes sociais, ciclos de vida, história de saúde geral e bucal. E ainda verificar a aplicabilidade desse instrumento por agentes comunitários de saúde visita domiciliar.
Metodologia Pesquisa exploratória para avaliação de formulário com três dimensões: a) determinantes sociais da saúde; b) ciclos de vida e c) história de saúde geral e bucal. Coleta de dados por meio de 40 visitas domiciliares. História de saúde e doença estimada por autorreferida pelos moradores. Participaram da avaliação do instrumento seis agente comunitários de saúde (ACS) de duas equipes de estratégia de saúde da família após treinamento. A aplicabilidade avaliada por técnica de observação sistemática e entrevista dos ACS por duas estudantes de odontologia. Os dados quantitativos sobre a consistência do preenchimento do formulário foram tabulados e descritos a partir de suas frequências..
Resultados Tempo médio de aplicação de doze minutos. Formulários integralmente aplicados (95%), todos os campos anotados (80%), respostas coerentes (92%). Soma incorreta (47,5%), conversão incorreta da soma para a escala de score do risco (7,5%) e preenchimento de campo incorreto (22,5%). A observação sistemática da aplicação dos formulários pelos ACS revelou que 90% apresentou segurança, 77% capacidade de comunicação, 80% não solicitou ajuda e 47% esclareceram corretamente as dúvidas. Nas entrevistas todos os ACS relataram ser capazes de aplicar o instrumento de forma autônoma, porém 50% relatou estar motivado para esta atividade.
Conclusões/Considerações O instrumento demonstrou viabilidade para ser aplicado por ACS com tempo médio de aplicação adequado, sendo necessário revisar sua formatação e investir previamente na capacitação e sensibilização dos agentes comunitários de saúde para sua aplicação. A sua utilização pode potencializar a integração da equipe de saúde bucal na estratégia de saúde da família. O presente trabalho deve ser complementado por estudo de validação do instrumento.
|