28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO25e - Saude bucal CO 5 |
24823 - CONHECIMENTO SOBRE RESÍDUOS ODONTOLÓGICOS DOMICILIARES EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO DF. PAULA PIMENTEL BALDAIA - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB, GUILHERME MÁXIMO XAVIER - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB, DANYLO SILVA SANTOS VILAÇA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB, RUTH DA CONCEIÇÃO COSTA E SILVA SACCO - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB
Apresentação/Introdução Os Resíduos Odontológicos Domiciliares (ROD) recicláveis, como tubos de creme dental, representam desafios ao meio ambiente e seu descarte incorreto produz impactos ambientais negativos. A sustentabilidade em odontologia carece de estudos a fim de reduzir esses impactos, de evitar riscos à saúde e, ao mesmo tempo, de promover ações de responsabilidade social e de preservação da biodiversidade.
Objetivos Identificar o conhecimento sobre ROD em estudantes de Graduação em Odontologia em instituição privada do Distrito Federal, haja vista que estes serão os profissionais que diretamente auxiliarão na informação e comunicação das ações correlacionadas.
Metodologia Trata-se de estudo transversal descritivo feito com 236 estudantes, do 5º ao 8º semestres, de curso de Graduação em Odontologia de instituição privada no Distrito Federal. Utilizou-se questionário estruturado impresso, composto por 12 (doze) perguntas fechadas e abertas, elaborado especificamente para esse fim. Ao final da aplicação do questionário foi entregue material educativo, no formato de panfleto dobrável frente-verso, com informações sobre os procedimentos de manejo, segregação e descarte de ROD, além de exposição dialogada de cunho educativo para divulgação do tema. A pesquisa foi aprovada em Comitê de Ética sob o número 1.739.965 e desenvolvida em 2017.
Resultados Os dados foram consolidados e tabulados em planilha do Excel 2014 (Microsoft®) e analisados com base na estatística descritiva. 35,3% dos estudantes informaram ter cirurgião-dentista na família, entretanto 86,8% responderam que nenhum profissional da odontologia lhes comentou a respeito da racionalização do uso de embalagens plásticas de ROD. 82% não lembravam se essa temática havia sido abordada na faculdade em alguma disciplina afim. 60,7% declararam saber sobre o campo de ação da sustentabilidade ambiental, e ao mesmo tempo, disseram não realizar ações desse tipo. 76% desconhecem os benefícios do descarte correto dos ROD e 82% os descartam no lixo do banheiro junto aos resíduos orgânicos.
Conclusões/Considerações Observou-se desconhecimento sobre segregação, manejo e descarte de ROD. A ausência de informação contribui com a produção de impactos ambientais negativos. Proteger o meio ambiente para se ter suprimento às necessidades de gerações futuras é uma teoria já conhecida, mas ainda há que se avançar na sustentabilidade ambiental voltada a esses resíduos, preparando profissionais da odontologia para serem agentes comunicadores dessas ações.
|