28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO25e - Saude bucal CO 5 |
24192 - AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS EM CAMPINA GRANDE – PB: COMPARANDO O PÚBLICO E O PRIVADO THAYNNÁ BARBOZA BEZERRA DE LIMA - UFPB, LÍGIA NATÁLIA SOBREIRA DUARTE BEZERRA - UEPB, HELOÍSA RAQUEL FERREIRA AMORIM - UEPB, DÉBORAH ELLEN WANDERLEY GOMES FREIRE - UEPB, RENATA CARDOSO ROCHA MADRUGA - UEPB, RENATA DE SOUZA COELHO SOARES - UEPB
Apresentação/Introdução A satisfação dos usuários nos serviços de saúde abrange as dimensões sobre os principais pontos observados e sentidos, que afetam positivamente ou negativamente o atendimento. Embora o número de consultas odontológicas tenha aumentado nos últimos anos, observa-se que o maior acesso e satisfação estão relacionados a fatores socioeconômicos.
Objetivos Comparar a satisfação dos usuários, residentes em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família, entre os serviços odontológicos públicos e privados na cidade de Campina Grande – PB
Metodologia Tratou-se de um estudo epidemiológico do tipo transversal, quantitativo e analítico, de base populacional. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Campina Grande - PB, com uma amostra representativa da população adstrita à Estratégia Saúde da Família com cobertura de Saúde Bucal. Compuseram a população do estudo pessoas com idade acima de 06 anos residentes na cidade de Campina Grande. Para este estudo foi utilizado o Questionário de Avaliação da Satisfação dos usuários com os Serviços de Saúde Bucal – QASSaB, avaliando suas cinco primeiras dimensões: Disponibilidade dos Serviços, Resolutividade, Ambiente físico do Serviço, Relação com profissionais de saúde, Relação dentista/paciente.
Resultados Em relação à dimensão “Disponibilidade dos serviços”, ao que se refere à obtenção de vagas, observou-se que 85,7% afirmaram ser “fácil” ou “muito fácil”, no serviço particular, enquanto que no serviço público, 37,9% acharam “difícil” ou “muito difícil”. Na dimensão “Resolutividade”, 71,4% tiveram seus problemas “resolvidos” ou “muito bem resolvidos” e no serviço público esse percentual foi de 68,1%. Na dimensão “Relação Dentista/Paciente” 92,8 % afirmou ser “boa” ou “excelente”; e o grau de confiança no profissional foi “excelente” ou “bom” para 84,9 % dos usuários, no serviço particular; No público esse percentual foi de 79%.
Conclusões/Considerações Pode-se inferir que está havendo resolutividade quanto aos problemas que levaram os usuários a procurarem as duas modalidades de serviço; o ambiente físico é considerado limpo, tanto no particular quanto no público; a relação dos profissionais em geral, e do cirurgião-dentista com os usuários mostra-se bastante positiva, nos dois tipos de serviço.
|