Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO25d - Saude bucal CO 4

27157 - ACESSO E CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL EM UMA POPULAÇÃO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UM SERVIÇO DE SAÚDE DA ZONA NORTE DE PORTO ALEGRE, RS
MAIARA MUNDSTOCK JAHNKE - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CANOAS, IDIANA LUVISON - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO, JULIO BALDISSEROTTO - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL


Apresentação/Introdução
O Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição organiza seu processo de trabalho a partir e das condições sensíveis à Atenção Primária à Saúde, através das ações programáticas. Dentre elas, a atenção ao paciente com Hipertensão e Diabetes é uma das prioritárias. Dessa forma, a equipe de saúde bucal deve trabalhar de forma integrada objetivando conhecer e atender estes pacientes.


Objetivos
O Objetivo deste trabalho é descrever características relacionadas à saúde bucal de pessoas cadastradas no Hiperdia e relacionar características sociodemográficas e de autopercepção de saúde ao número de dentes presentes.


Metodologia
É um estudo descritivo transversal e faz parte de um estudo maior que investigou outros desfechos (protocolo de aprovação no CEP-GHC 10-261). Realizado em 12 Unidades do Serviço de Saúde Comunitária. A população alvo foi composta por pessoas acima de 18 anos com diagnóstico de Hipertensão ou Diabetes que já tenham consultados na UBS. A amostragem foi aleatória simples e a entrevista foi realizada no domicílio, após o consentimento do paciente. Os dados foram digitados e analisados no programa SPSS 16.0 através da descrição das frequências e da associação entre variáveis com o cálculo de Chi-quadrado de Pearson. Foi utilizada a Regressão de Poisson.


Resultados
O número total de entrevistados foi de 2482. Dentre esses, 60% consideravam sua saúde bucal como sendo positiva, 64% referiram ter menos de 20 dentes e 77% afirmaram não ter dificuldade de mastigar alimentos. Apenas 11% já foram encaminhados ao dentista por um médico ou enfermeiro e apenas 696 indivíduos (28%) tiveram alguma consulta com dentista nos seis meses anteriores a entrevista. Encontrou-se relação significativa entre número de dentes e as variáveis dificuldade de mastigação, tabagismo, presença de DM, idade, sexo, escolaridade e renda (Abep). Não foi observada relação estatisticamente significativa entre número de dentes e a avaliação de saúde bucal positiva ou negativa.


Conclusões/Considerações
Estes resultados denotam a necessidade de ampliação e qualificação do trabalho das ESB em conjunto com os demais responsáveis pelo cuidado destes usuários, para que o acesso a SB realmente favoreça a integralidade do cuidado desta população. Consideramos que novos estudos são necessários para avaliar a compatibilidade da percepção que essas pessoas têm e sua real condição de saúde bucal.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360