Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO25d - Saude bucal CO 4

21879 - VALIDADE DIAGNÓSTICA DA AUTOPERCEPÇÃO DA NECESSIDADE DE PRÓTESE DENTÁRIA TOTAL E FATORES ASSOCIADOS ENTRE IDOSOS
LUCAS FERNANDO RODRIGUES DOS SANTOS - UPE, EMANUELLA PEREIRA CARVALHO - UFPE, SYDIA ROSANA DE ARAÚJO OLIVEIRA - IAM, RAFAEL DA SILVEIRA MOREIRA - IAM


Apresentação/Introdução
Tem-se observado um aumento no número de estudos com idosos brasileiros sobre a autopercepção da necessidade de prótese e fatores associados. Entretanto, a compreensão da validade e utilidade da necessidade autorreferida e os determinantes do perfil de concordância entre critérios normativo e subjetivo para necessidade de prótese ainda permanecem como um panorama pouco explorado na literatura.


Objetivos
Objetivou-se determinar a validade, utilidade e acurácia da autopercepção da necessidade de uso de prótese dentária total e fatores associados à concordância entre critérios normativo e subjetivo, mediante estudo com idosos de 65 a 74 anos.


Metodologia
Estudo transversal conduzido na Região Metropolitana de Recife-PE, com amostra de 816 idosos entre 65-74 anos de idade. A variável dependente foi a acurácia da necessidade autorreferida de prótese total e as independentes foram reunidas em 3 blocos: socioeconômico/demográfico, acesso aos serviços de saúde bucal e de autopercepção da saúde bucal. Para testar a validade e utilidade do critério autorreferido de necessidade de prótese total calculou-se as Sensibilidades, Especificidades, os Valores Preditivos Positivos (VPP) e Negativos (VPN) e ainda os valores das Acurácias. Dois modelos logísticos foram conduzidos, para prótese total superior (PTS) e prótese total inferior (PTI).


Resultados
A autopercepção da necessidade de uso de prótese apresentou sensibilidade de 72,6% (PTS) e 67,8% (PTI), especificidade de 78,5% (PTS) e 84,3% (PTI), valor preditivo positivo de 72,6% (PTS) e 69,3% (PTI), valor preditivo negativo de 78,5% (PTS) e 83,3% (PTI) e acurácia de 75,9% (PTS) e 78,6% (PTI). Na análise múltipla hierarquizada, a acurácia para necessidade de PTS e PTI permaneceu associada às variáveis renda familiar, idade e tempo desde a última consulta ao dentista. Outras variáveis como: anos de estudo, dificuldades para dormir e para falar por conta dos dentes/prótese foram associadas apenas para PTI.


Conclusões/Considerações
Concluiu-se que a autopercepção da necessidade de próteses totais demonstrou potencial validade e utilidade enquanto instrumento diagnóstico para idosos, apresentando valores de concordância de destaque, sobretudo para os casos de ausência da necessidade. Ainda, a acurácia da autopercepção sofreu influência principalmente dos fatores relacionados ao contexto socioeconômico dos idosos e ao acesso aos serviços de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360