27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO25d - Saude bucal CO 4 |
21879 - VALIDADE DIAGNÓSTICA DA AUTOPERCEPÇÃO DA NECESSIDADE DE PRÓTESE DENTÁRIA TOTAL E FATORES ASSOCIADOS ENTRE IDOSOS LUCAS FERNANDO RODRIGUES DOS SANTOS - UPE, EMANUELLA PEREIRA CARVALHO - UFPE, SYDIA ROSANA DE ARAÚJO OLIVEIRA - IAM, RAFAEL DA SILVEIRA MOREIRA - IAM
Apresentação/Introdução Tem-se observado um aumento no número de estudos com idosos brasileiros sobre a autopercepção da necessidade de prótese e fatores associados. Entretanto, a compreensão da validade e utilidade da necessidade autorreferida e os determinantes do perfil de concordância entre critérios normativo e subjetivo para necessidade de prótese ainda permanecem como um panorama pouco explorado na literatura.
Objetivos Objetivou-se determinar a validade, utilidade e acurácia da autopercepção da necessidade de uso de prótese dentária total e fatores associados à concordância entre critérios normativo e subjetivo, mediante estudo com idosos de 65 a 74 anos.
Metodologia Estudo transversal conduzido na Região Metropolitana de Recife-PE, com amostra de 816 idosos entre 65-74 anos de idade. A variável dependente foi a acurácia da necessidade autorreferida de prótese total e as independentes foram reunidas em 3 blocos: socioeconômico/demográfico, acesso aos serviços de saúde bucal e de autopercepção da saúde bucal. Para testar a validade e utilidade do critério autorreferido de necessidade de prótese total calculou-se as Sensibilidades, Especificidades, os Valores Preditivos Positivos (VPP) e Negativos (VPN) e ainda os valores das Acurácias. Dois modelos logísticos foram conduzidos, para prótese total superior (PTS) e prótese total inferior (PTI).
Resultados A autopercepção da necessidade de uso de prótese apresentou sensibilidade de 72,6% (PTS) e 67,8% (PTI), especificidade de 78,5% (PTS) e 84,3% (PTI), valor preditivo positivo de 72,6% (PTS) e 69,3% (PTI), valor preditivo negativo de 78,5% (PTS) e 83,3% (PTI) e acurácia de 75,9% (PTS) e 78,6% (PTI). Na análise múltipla hierarquizada, a acurácia para necessidade de PTS e PTI permaneceu associada às variáveis renda familiar, idade e tempo desde a última consulta ao dentista. Outras variáveis como: anos de estudo, dificuldades para dormir e para falar por conta dos dentes/prótese foram associadas apenas para PTI.
Conclusões/Considerações Concluiu-se que a autopercepção da necessidade de próteses totais demonstrou potencial validade e utilidade enquanto instrumento diagnóstico para idosos, apresentando valores de concordância de destaque, sobretudo para os casos de ausência da necessidade. Ainda, a acurácia da autopercepção sofreu influência principalmente dos fatores relacionados ao contexto socioeconômico dos idosos e ao acesso aos serviços de saúde.
|