Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO25c - Saude bucal CO 3

26791 - HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA – UFMG
RAFAELA REIS DA SILVA - UFMG, FLÁVIA BARBOSA CERULI - UFMG, FRANCIANE HELLEM ALVES - UFMG, VIVIANE ELISÂNGELA GOMES - UFMG, JULIANA VILELA BASTOS - UFMG, EFIGÊNIA FERREIRA E FERREIRA - UFMG


Período de Realização
A primeira etapa do projeto foi realizada no período de 10 a 23 maio de 2017.




Objeto da Experiência
Entrevistas gravadas com pacientes que aguardavam o atendimento nas dependências da Faculdade de Odontologia da UFMG




Objetivos
Desenvolver práticas do cuidado humanizado enfocando a dimensão subjetiva do paciente.
Desenvolver a partir disto um projeto de humanização do cuidado odontológico.




Metodologia
Entrevista gravada, tendo como pergunta norteadora: Vamos conversar sobre o atendimento aqui na Faculdade, desde o momento em que você chega até a hora que você vai embora? A partir desta pergunta foram exploradas questões relacionadas ao acolhimento e a ambiência. No mesmo período uma caixa itinerante transitou na porta das clinicas para que o paciente pudesse reclamar, sugerir ou elogiar o acolhimento. Após esta primeira etapa foi elaborado um plano de ação com foco nas questões apresentadas.




Resultados
Foram realizadas 24 entrevistas e a compreensão das falas foram baseadas em três diretrizes da Política Nacional de Humanização (Acolhimento, Clinica Ampliada e Direito dos usuários). Também foram obtidos da caixa itinerante 28 reclamações, sugestões ou elogios, estes foram agrupados por assunto. A princípio serão transmitidos vídeos sobre os direitos/deveres dos usuários do SUS nas televisões da sala de espera, seguida da implantação da equipe de posso ajudar para orientar os usuários.


Análise Crítica
A necessidade de ampliar o acesso à informação dentro da instituição foi uma demanda levantada pela maioria dos entrevistados. Diante do exposto vimos a necessidade da criação de uma equipe de posso ajudar composta por alunos da graduação, para orientar e informar os pacientes. As entrevistas contribuíram de forma positiva para o desenvolvimento de atividades voltadas para o atendimento humanizado.




Conclusões e/ou Recomendações
A compreensão de muitas falas mostrou o entendimento dos pacientes com relação ao atendimento humanizado, no entanto, algumas falas apontaram lacunas para esta vivência. A humanização muitas vezes promove o restabelecimento da dignidade humana no que diz respeito ao atendimento na saúde. A prática do atendimento humanizado durante a graduação é um investimento para uma formação humanística.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360