Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO25c - Saude bucal CO 3

25046 - A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ODONTOLOGIA FRENTE À AGENDA NACIONAL DE PRIORIDADES NA PESQUISA EM SAÚDE
JULIARA BELLINA HOFFMANN - UFSC, MAIARA KESSIN GERALDI - UFSC, DORIS GOMES - UFSC, MIRELLE FINKLER - UFSC


Apresentação/Introdução
O aumento quantitativo das produções científicas na Odontologia nas últimas décadas não significa, necessariamente, aumento qualitativo. As pesquisas científicas precisam estar relacionadas às demandas da população brasileira e, portanto, a avaliação desta produção científica solicita uma compreensão estratégica do perfil desta produção.


Objetivos
O presente estudo teve como objetivo analisar a produção científica do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)em realação à Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ANPPS).


Metodologia
Pesquisa exploratória descritiva, de abordagem quantitativa,que realizou a análise bibliométrica dos TCC de Odontologia da UFSC, publicados no período de 2011 a 2016. Os dados foram coletados através de um formulário online no Googledocs®, incluindo as seguintes variáveis: título do trabalho; ano de publicação; formato do TCC (monografia/artigo); tipo do trabalho (revisão de literatura/ relato de caso/ pesquisa); área de pesquisa (ciências básicas/ Odontologia em geral/ saúde bucal coletiva e áreas afins/ especialidades odontológicas); TCC incluídos na ANPPS; e TCC incluídos no subitem da agenda de Saúde Bucal.Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva.


Resultados
Dos 413 trabalhos, apenas 99 estavam relacionados à ANPPS em SB (n=23,97%), contemplando 14 dos 17 eixos da ANPPS. Destes 99 TCC, 87 (87,88%) se configuravam como pesquisa. Também, do total de TCC analisados, constatou-se que 263 (63,68%) estavam relacionados a área temática descrita como “especialidades odontológicas”, dos quais somente 43 (16,35%) abordavam temas considerados prioritários na agenda. Por outro lado, na área temática descrita como “saúde coletiva e áreas afins”, que correspondeu a apenas 13,08% (n=54) do total de TCC analisados, a maioria (68,52%, n=37) desenvolveu temas considerados prioritários.


Conclusões/Considerações
O perfil da produção científica no curso de graduação em Odontologia da UFSC ainda não está direcionado às necessidades socialmente mais relevantes, indo de encontro às mudanças preconizadas pelas DCN. É essencial compreender a importância da pesquisa e seu papel para além da formação profissional, como uma ferramenta importante que deve ser empregada em prol de toda a sociedade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360