Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO25c - Saude bucal CO 3

22825 - ACESSO E RESOLUBILIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE BUCAL: ANÁLISE ESPACIAL NO RIO GRANDE DO NORTE
JANUSE NOGUEIRA DE CARVALHO - UFCG, JOSÉ ADAILTON DA SILVA - UFRN, MARIA HELENA PIRES ARAÚJO BARBOSA - UFPA


Apresentação/Introdução
O acesso aos serviços de saúde bucal no Brasil está assegurado pelo Sistema Único de Saúde, com base nos princípios doutrinários e organizativos que preconiza a resolubilidade, ou seja, a capacidade de solucionar os problemas do usuário do serviço em local próximo de sua residência. A análise espacial é uma importante ferramenta para o estudo de fenômenos relativos à saúde numa área geográfica.


Objetivos
O objetivo deste estudo foi analisar a relação espacial no acesso e resolubilidade do tratamento odontológico no estado do Rio Grande do Norte bem como suas relações com fatores socioeconômicos no ano de 2015.


Metodologia
O estudo ecológico buscou verificar a relação espacial da razão entre as primeiras consultas odontológicas programáticas e os tratamentos concluídos dos municípios, para verificar a resolubilidade, e suas relações com o índice de desenvolvimento humano e o índice de desigualdade na distribuição da renda dos municípios. Para a análise descritiva e analítica foram utilizados os programas SPSS versão 20 e TerraView versão 4.2.2. Para testar a associação entre as variáveis, utilizou-se a Correlação de Spearman, considerando como significante o nível de 5%. Os dados obtidos foram representados através de mapas, onde foi utilizado o índice de Moran Global para avaliar a dependência espacial.


Resultados
Os resultados mostraram que 49,7% dos municípios apresentaram informações consolidadas dos indicadores tratamentos concluídos e primeiras consultas. A média anual do indicador de primeira consulta foi de 1.677, de tratamentos concluídos foi de 584 e do indicador razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas foi de 0,33(IC 0,29-0,37). Não houve associação entre os indicadores razão entre as primeiras consultas e tratamentos concluídos e os indicadores socioeconômicos. Foi possível observar uma dependência espacial do indicador razão entre tratamentos concluídos e primeiras consultas (índice Moran global= 0,096; p<0,05).


Conclusões/Considerações
Concluiu-se que houve um acesso limitado aos serviços de saúde bucal e uma grande proporção de tratamentos não concluídos, portanto, uma baixa resolubilidade destes serviços, podendo estes resultados ter a influência de fatores relacionados ao espaço territorial e seus elementos tais como a infraestrutura, o meio ecológico e as influências culturais. O conhecimento da organização do espaço é fundamental para a compreensão dos sistemas de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360