27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO25c - Saude bucal CO 3 |
22693 - A EXPERIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-GESTÃO NA SAÚDE BUCAL EM SANTA MARIA E REGIÃO MARIA LAURA BRACCINI FAGUNDES - UFSM, CAROLINE WEBER - UFSM, ANDERSON TAMBARA - UFSM, EMIR DIRLAN LIMA DE OLIVEIRA - UFSM, ALESSANDRA BELTRAME - SMS, ARIANE KRASSMAN - SMS, GLAUBER OLIVEIRA - 4CRSRS, BEATRIZ UNFER - UFSM, LUÍSA HELENA DO NASCIMENTO TORRES - UFSM, JESSYE MELGAREJO DO AMARAL GIORDANI - UFSM, PATRICIA BATIANELLO CAMPAGNOL - SMS
Período de Realização Este relato aborda ações que iniciaram no ano de 2009 e que continuam em andamento.
Objeto da Experiência Integração ensino-serviço-gestão entre Odontologia e Residência Multiprofissional da UFSM, Coordenação de Saúde Bucal de Santa Maria-SM e 4º CRS-RS.
Objetivos Descrever as ações executadas pelos diferentes atores envolvidos cuja finalidade foi qualificar a formação profissional na saúde e o processo de trabalho das equipes da ESF, assim como fomentar a melhoria do processo de gestão das políticas, visando efetivar os princípios e diretrizes SUS.
Metodologia Este é um relato de experiência acerca das ações elaboradas entre os residentes da Residência Multiprofissional em Saúde, os professores tutores, os preceptores cirurgiões-dentistas das ESF e os coordenadores municipal e regional de saúde bucal.
Resultados O estreitamento das relações entre as diferentes esferas permitiu a concretização de espaços de interlocução, desenvolvendo a cooperação entre a Universidade e a rede de atenção a saúde, fomentando apoio às equipes das ESF, qualificação do processo de trabalho, construção dos planos Regional e Municipal de Saúde Bucal, projeto Sorria Santa Maria e encontros de Educação Permanente.
Análise Crítica Elementos teóricos da formação só fazem sentido quando concretizados no cotidiano da prática em saúde. Assim, a residência traz impulsos que faltam para alavancar as mudanças que os serviços necessitam, e da mesma forma o serviço proporciona a oportunidade da construção do conhecimento por meio da prática. O trânsito dos residentes desde a gestão até a atenção amplia o olhar do profissional em formação e aproxima os profissionais da rede da administração municipal e regional.
Conclusões e/ou Recomendações A aproximação dos diferentes cenários e profissionais permitiu materializar a integração ensino-serviço-gestão no município de Santa Maria, fortalecendo a cooperação, a cogestão e permitindo a corresponsabilização. Pode-se inferir a potencialidade desta integração e a sua capacidade de influência para a transformação das práticas e do ensino por meio das ações desenvolvidas e, da ressignificação das relações e desta com o cuidado em saúde.
|