Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO25b - Saude bucal CO 2

27613 - OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E SUA ATUAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL
ARIANE CALLEGARO BORSA - ESP-RS, ELOÁ ROSSONI - UFRGS, LEONARDO RODRIGUES PIOVESAN - UFRGS


Apresentação/Introdução
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem um papel importante dentro da equipe de saúde da família (ESF), pois atua na comunidade em caráter educativo, desenvolve ações de saúde e representa um elo entre a comunidade e o serviço de saúde. A implantação das Equipes de Saúde Bucal (ESB) junto às ESFs trouxe aos ACS funções específicas de Saúde Bucal (SB).


Objetivos
O objetivo do estudo é descrever e analisar como os Agentes Comunitários de Saúde percebem seu papel como atores em Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família no município de Sapucaia do Sul - RS.


Metodologia
A pesquisa utiliza dados qualitativos produzidos através de observação de visitas domiciliares registradas em diário de campo, e de entrevista semi-estruturada com seis ACS de três Unidades de Saúde de Família do município de Sapucaia do Sul no ano de 2013. O conteúdo das entrevistas foram analisados conforme proposto por Bardin (1977) possibilitando a identificação de três categorias, sendo elas: (1) concepção de saúde bucal, (2) saberes e práticas dos ACS e (3) limites e possibilidades do trabalho do ACS em saúde bucal.


Resultados
Segundo os resultados, os ACS percebem a relação da SB com a saúde geral, entretanto revelam incertezas sobre como ela se daria. A relação das condições de SB com aspectos emocionais, sócio-culturais e econômicos foram relatados. O estudo verificou que os ACS percebem que a “orientação” é uma ferramenta importante, entretanto não realizam rotineiramente ações de SB, e sentem-se inseguros para abordar essa temática. Os entrevistados adquiriram seus conhecimentos a partir dos próprios esforços, especialmente pelo convívio com os profissionais da equipe de SB. Os ACS referem não terem sido suficientemente capacitados e não se sentem preparados para realizar ações de educação em SB.


Conclusões/Considerações
Os resultados deste estudo demonstraram a necessidade da organização de processos educativos em SB, voltados ao trabalho dos ACS a partir do contexto local observado e adequado aos princípios e diretrizes do SUS, das necessidades cotidianas desses profissionais e da comunidade.

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