26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO25b - Saude bucal CO 2 |
23899 - GESTÃO PARTICIPATIVA EM SAÚDE BUCAL E INDICADORES DE SAÚDE BUCAL: EXPERIÊNCIA DE UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE EM MINAS GERAIS GLAYSON DA SILVA BARBOSA - UFMG, WESLEY RODRIGUES PEREIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CONGONHAS, DÉBORAH EGG DE PAIVA CAMPOS - UFMG, MARCOS AZEREDO FURQUIM WERNECK - UFMG, RAQUEL CONCEIÇÃO FERREIRA - UFMG, DANIELA FERREIRA MARCENES BARBOSA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Período de Realização 2011 até atual
Objeto da Experiência Os serviços das Equipes de Saúde Bucal (ESB) inseridos na Estratégia Saúde da Família (ESF) ofertados à população de Congonhas, Minas Gerais.
Objetivos Descrever a gestão dos serviços de saúde bucal de um município de pequeno porte, em MG e os indicadores de saúde bucal observados de 2013 a 2017.
Metodologia Congonhas possuía, em 2011, 10 ESF e 8 ESB e um coordenador de saúde bucal. Propôs-se a organização da estrutura e processo de trabalho buscando garantir eficiência e efetividade dos serviços, com qualidade da atenção aos usuários. A proposta organizacional foi desenvolvida por trabalho em equipe, com definição de responsabilidades e pactuação de metas, com seleção de indicadores de saúde bucal para avaliação dos resultados em painel de monitoramento.
Resultados Houve aumento no número de equipes (20 ESF, 20 ESB) e implantação do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), com adesão dos profissionais à proposta de organização. Houve melhorias nos indicadores entre 2015/2017 [cobertura de 1a consulta odontológica (16% para 19%); de 1a consulta odontológica gestantes (12% para 56%); razão tratamento concluído/1a consulta (73% para 100%). Houve redução de 12% nos encaminhamentos ao CEO; 12 ESB certificadas como acima ou muito acima da média pelo PMAQ.
Análise Crítica O trabalho em equipe representa um desafio para o gestor, exigindo habilidades administrativas, técnicas e relacionais, para a tomada de decisões que garanta a efetividade e eficiência. Mesmo diante de resistências, a responsabilização compartilhada pelos profissionais e gestão foi fundamental para o sucesso da proposta organizacional, constituindo-se na grande lição aprendida. Houve melhora dos indicadores, mas persistem demanda reprimida para o cuidado odontológico na atenção secundária.
Conclusões e/ou Recomendações : Esse relato de experiência revela a importância da gestão dos serviços no provimento do cuidado em saúde bucal por meio de um processo participativo, contribuindo para a melhoria do funcionamento dos serviços e o alcance das metas pactuadas, que representem melhoria das condições de saúde da população adscrita.
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