26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO25b - Saude bucal CO 2 |
21728 - SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE BUCAL NO BRASIL: FATORES ASSOCIADOS À SATISFAÇÃO DO USUÁRIO LEONARDO DE PAULA AMORIM - UFMG, FERNANDA LAMOUNIER CAMPOS - UFMG, MARIA INÊS BARREIROS SENNA - UFMG, DEBORAH EGG DE PAIVA CAMPOS - UFMG, JANICE SIMPSON DE PAULA - UFMG, RAQUEL CONCEIÇÃO FERREIRA - UFMG
Apresentação/Introdução A reorganização e qualificação das ações e serviços em saúde bucal é a principal meta da Política Nacional de Saúde Bucal e a avaliação da satisfação do usuário favorece a análise de resultados. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) é uma iniciativa do governo federal para promover melhorias na Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo a saúde bucal.
Objetivos Avaliar a associação da satisfação do usuário com o serviço público de saúde bucal no Brasil com o perfil dos usuários e a avaliação do usuário dos serviços de saúde bucal em relação aos atributos da APS com base em dados do PMAQ-AB.
Metodologia A satisfação do usuário foi avaliada por 7 questões, sintetizadas em duas variáveis latentes, por análise fatorial: satisfação com estrutura (condições de limpeza, ventilação ou climatização do consultório odontológico e condições de uso dos equipamentos odontológicos) e com o cuidado recebido (autopercepção do cuidado em saúde bucal, satisfação com a atendimento recebido pela Equipe de Saúde Bucal (ESB) e desejo de mudar de dentista/UBS). Avaliou-se a associação da satisfação do usuário quanto à estrutura e ao cuidado recebido com o perfil do usuário e avaliação do usuário quanto acolhimento, integralidade, vínculo e acesso aos serviços de saúde bucal por meio de regressão logística.
Resultados Participaram 114.615 usuários, 37.262 (32,51%) relataram ter usado os serviços de saúde bucal, 80,3% satisfeitos com a estrutura e 65,5% com o cuidado recebido. Houve menor satisfação com a estrutura entre usuários do sexo feminino; > 12 anos de estudo e beneficiário do bolsa família. Com relação ao cuidado, houve maior frequência de satisfação entre usuários > 60 anos e beneficiários do bolsa família e insatisfação entre usuários > 12 anos de estudo e que trabalhavam. Usuários que avaliaram positivamente a ESB quanto aos atributos da APS apresentaram maior satisfação com a estrutura e com o cuidado recebido.
Conclusões/Considerações A maioria dos usuários relatou satisfação com os serviços de saúde bucal. Houve menor frequência de satisfação com relação ao cuidado recebido. Condições socioeconômicas mostraram associação com a satisfação com os serviços de saúde bucal. Os atributos da APS bem avaliados pelos usuários favorecem a satisfação do usuário com o serviço de saúde bucal. Apoio: Fapemig (PPM-00686-16)
|