Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO25b - Saude bucal CO 2

21728 - SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE BUCAL NO BRASIL: FATORES ASSOCIADOS À SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
LEONARDO DE PAULA AMORIM - UFMG, FERNANDA LAMOUNIER CAMPOS - UFMG, MARIA INÊS BARREIROS SENNA - UFMG, DEBORAH EGG DE PAIVA CAMPOS - UFMG, JANICE SIMPSON DE PAULA - UFMG, RAQUEL CONCEIÇÃO FERREIRA - UFMG


Apresentação/Introdução
A reorganização e qualificação das ações e serviços em saúde bucal é a principal meta da Política Nacional de Saúde Bucal e a avaliação da satisfação do usuário favorece a análise de resultados. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) é uma iniciativa do governo federal para promover melhorias na Atenção Primária à Saúde (APS), incluindo a saúde bucal.


Objetivos
Avaliar a associação da satisfação do usuário com o serviço público de saúde bucal no Brasil com o perfil dos usuários e a avaliação do usuário dos serviços de saúde bucal em relação aos atributos da APS com base em dados do PMAQ-AB.


Metodologia
A satisfação do usuário foi avaliada por 7 questões, sintetizadas em duas variáveis latentes, por análise fatorial: satisfação com estrutura (condições de limpeza, ventilação ou climatização do consultório odontológico e condições de uso dos equipamentos odontológicos) e com o cuidado recebido (autopercepção do cuidado em saúde bucal, satisfação com a atendimento recebido pela Equipe de Saúde Bucal (ESB) e desejo de mudar de dentista/UBS). Avaliou-se a associação da satisfação do usuário quanto à estrutura e ao cuidado recebido com o perfil do usuário e avaliação do usuário quanto acolhimento, integralidade, vínculo e acesso aos serviços de saúde bucal por meio de regressão logística.


Resultados
Participaram 114.615 usuários, 37.262 (32,51%) relataram ter usado os serviços de saúde bucal, 80,3% satisfeitos com a estrutura e 65,5% com o cuidado recebido. Houve menor satisfação com a estrutura entre usuários do sexo feminino; > 12 anos de estudo e beneficiário do bolsa família. Com relação ao cuidado, houve maior frequência de satisfação entre usuários > 60 anos e beneficiários do bolsa família e insatisfação entre usuários > 12 anos de estudo e que trabalhavam. Usuários que avaliaram positivamente a ESB quanto aos atributos da APS apresentaram maior satisfação com a estrutura e com o cuidado recebido.


Conclusões/Considerações
A maioria dos usuários relatou satisfação com os serviços de saúde bucal. Houve menor frequência de satisfação com relação ao cuidado recebido. Condições socioeconômicas mostraram associação com a satisfação com os serviços de saúde bucal. Os atributos da APS bem avaliados pelos usuários favorecem a satisfação do usuário com o serviço de saúde bucal. Apoio: Fapemig (PPM-00686-16)

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360