26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO25a - Saude bucal CO 1 |
27421 - PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA POR DISCENTES NA DISCIPLINA DE SAÚDE BUCAL COLETIVA ANDRÉA NEIVA DA SILVA - UFF, MARCOS ANTÔNIO ALBUQUERQUE DE SENNA - UFF, MICHELLE CECILLE BANDEIRA TEIXEIRA - UFF, DEISON ALENCAR LUCIETTO - UFF, EDUARDO SALGADO FONSECA - UFF
Período de Realização Entre março de 2016 e dezembro de 2017
Objeto da Experiência Temas no campo da saúde coletiva vinculados à interface saúde e sociedade relevantes para a formação profissional em Odontologia.
Objetivos Abordar temas vinculados à relação saúde, sociedade e cultura através do uso de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem dentro da Disciplina de Saúde Bucal Coletiva; Estimular o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, da criatividade e da autonomia aos estudantes.
Metodologia Cada grupo com 5-6 estudantes foi instigado a escolher livremente a temática para a PAV. A proposta foi estruturada à luz da metodologia da problematização, utilizando-se o método do Arco de Charles Maguerez (BORDENAVE; PEREIRA, 1982). Cada grupo recebeu orientação semanal de um docente para provocar reflexões, sanar dificuldades e auxiliar nas etapas de produção do material.Após a exibição dos documentários em sala de aula houve discussão com os discentes. As avaliações foram do tipo formativa.
Resultados Foram produzidas e exibidas PAVs sobre aborto, transexualidade/homofobia, atenção odontológica para pacientes com transtornos psiquiátricos, saúde da população carcerária, violência doméstica, atenção à saúde da população de rua, entre outros.Os documentários mesclaram reportagens, resultados de investigações e pesquisa empírica.A livre escolha dos temas, autonomia nos estudos, fomento à criatividade e as discussões após as exibições foram apontados como principais potencialidades da estratégia.
Análise Crítica A metodologia da problematização tem possibilitado aos estudantes construção de conhecimentos, solução dos impasses relacionados aos problemas abordados e fomento ao espírito crítico-reflexivo. As PAVs têm contribuído para a curiosidade científica, o senso de trabalho em equipe e o desenvolvimento de competências comunicacionais aos discentes, conforme preconizado pelas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais. A pós-produção (edição) tem sido apontada como principal desafio na adoção da estratégia.
Conclusões e/ou Recomendações A proposta tem sido muito bem aceita pelos estudantes. Recentemente foram estabelecidas parcerias com profissionais do cinema para auxiliar no planejamento e execução da proposta. A estratégia tem permitido que o estudante de Odontologia se aproxime de temáticas alinhadas à perspectiva da equidade, um dos pilares fundamentais na construção do Sistema Único de Saúde.
|