28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC30d - Vulnerabilidades Variadas |
28824 - PROJETO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E JORNALISMO PARTICIPATIVO‘ARAUTOS DO MUNDO‘: DIALOGANDO COM OUTROS PROJETOS DE EMPODERAMENTO E PROTAGONISMO SOCIAL ROSA ALBA SARNO OLIVEIRA - UFRJ, LAURA RIBEIRO FERREIRA - UFRJ, BRUNA WEBER - UFRJ, CAROLINA SOARES - UFRJ, RHANGEL G DE CARVALHO - UFRJ, WALTER THALAHAMER - UFRJ, JOÃO BATISTA - UFRJ, FLÁVIO LONDRES - UFRJ, MARCELO BARTUCCI - UFRJ, RENATO MORAIS PONTE - UFRJ
Apresentação/Introdução O projeto ‘Arautos do Mundo‘ favorece o funcionamento de uma rede social de empoderamento composta por usuários do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e lideranças afro-descendentes e indígenas. Acreditamos ser fundamental expor em eventos científicos com o alcance um de nossos curtas que em cerca de 30 minutos retrata nosso trabalho, contando com o suporte técnico de um computador e um datashow.
Objetivos Investigar os efeitos de empoderamento promovidos pela parceria entre nossa equipe de jornalismo participativo e integrantes de projetos e estratégias de empoderamento de outros grupos sociais vulneráveis.
Metodologia I) Observação participativa feita pela equipe do Projeto “Arautos do Mundo”, desde a etapa de definição das parcerias a serem desenvolvidas até seu pleno funcionamento, com o registro pelos extensionistas em seus diários de campo de todas as reuniões de planejamento e discussão das ações em parcerias, bem como das ações desenvolvidas.
II) Aplicação questionários de avaliação do projeto nos membros da equipe executora e das parcerias de trabalho dentro e fora da UFRJ.
Foram construídos três tipos de questionários online, visando colher as impressões que o contato com o Projeto de Extensão “Arautos do Mundo” produziu nas parcerias internas externas e nos extensionistas.
Resultados Articulamos ensino e pesquisa, a partir de parcerias da UFRJ com os grupos de pesquisa do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária e do Laboratório de Memória, Território e Ocupação, permitindo que diferentes campos de saber se articulem como saúde mental, direitos humanos, comunicação e estudos decoloniais. As parcerias com lideranças indígenas e negras traz para nosso projeto contribuições enriquecedoras. Organizamos um evento cultural e participamos como expositores do I Seminário Memórias, Território e Ocupações na Casa de Ciência da UFRJ. Produzimos quatro filmes e estamos finalizando um sobre os indígenas no Estado do Rio de Janeiro.
Conclusões/Considerações Somos uma equipe de um Projeto de Extensão da UFRJ que juntamente com usuários do serviços do IPUB-UFRJ e representantes de outros grupos historicamente excluídos temos compartilhado experiências referentes a como cada uma destas equipes faz uso de diferentes estratégias de empoderamento. O principal resultado de nosso trabalho foi a construção uma rede social de empoderamento composta por diferentes grupos sociais.
|