28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC30d - Vulnerabilidades Variadas |
28637 - O NEGRO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: EMPODERAMENTO E DIREITOS LUZIA DA CONCEIÇÃO DE ARAUJO MARQES - UERJ, CECILIA MARIA IZIDORO PINTO - EEAN, ALBA LUCIA CASTELO BRANCO - UERJ, ANA LUCIA ALVES DE CARVALHO E SILVA - UERJ, MARIA LELITA XAVIER - UERJ, LAILA DE ARAUJO MARQUES BATISTA - ESTÁCIO DE SÁ, THAIS PRISCILA MACHADO BAPTISTA DE SOUZA - UERJ, VIVIAN NASCIMENTO DE JESUS - UERJ, NATÁLIA GUEDES PEREIRA - UERJ, CAROLINE RAMOS DE MACEDO - UERJ
Período de Realização Iniciamos o projeto em 2015 e permanecemos até hoje com este projeto de extensão
Objeto da Experiência O objeto de experiência é o projeto de extensão cadastrado na UERJ que trata da tomada de consciência acerca dos direitos humanos dos alunos negros.
Objetivos Relatar a experiência da execução do projeto de extensão que objetiva a promoção de debates e reflexões acerca dos direitos humanos e dos determinantes sociais que envolvem o aluno e sua inserção como profissional negro na sociedade e no mercado de trabalho.
Metodologia Desenvolvido nas Unidades da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Realizamos reuniões mensal com a equipe composta por 5 docentes e 19 alunos. Participaram da divulgação itinerante do projeto 54 de pessoas da comunidade interna e 243 externa. Discutido os temas direitos humanos e as diferentes etnias, direitos humanos à alimentação e mulheres negras na enfermagem. Com a Caminhada do Privilégio identificamos as desigualdades sociais que acompanham os integrantes do projeto.
Resultados A participação em reuniões e eventos para debates e reflexões contribuiu para capacitar o aluno a apresentar o projeto de forma itinerante, o que promoveu a visibilidade da presença do negro na sociedade, na enfermagem e principalmente nesta Universidade. Aproximou o estudante das políticas públicas que objetivam o desenvolvimento sócio, cultural, econômico e político. Contribuiu com a interação e para o desenvolvimento técnico-científico, pessoal e social do estudante com a universidade.
Análise Crítica O projeto tem possibilitado o reconhecimento do papel do negro na universidade a discussão de assuntos pouco falado, a troca de experiências e a construção de senso crítico. Na medida em que discutimos os direitos humanos e os determinantes sociais que envolvem a inserção do negro na sociedade e no mercado de trabalho promovemos a construção do saber e aprimoramos os conhecimentos existentes, contribuindo para a desconstrução do racismo e do preconceito.
Conclusões e/ou Recomendações Destaca-se a importância destas atividades para o desenvolvimento da formação do aluno como profissional e cidadão com plena consciência dos determinantes sociais que o envolvem, assim como para formação de sua identidade histórica e cultural. É a possibilidade de estarmos com profissionais técnico administrativo, contratados, alunos de Graduação e de Pós-Graduação desta e de outras universidades, além de pacientes.
|