28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC30d - Vulnerabilidades Variadas |
25831 - PROJETO DE EXTENSÃO TRAJETÓRIAS: AÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE A PARTIR DO PROTAGONISMO DE USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL LAIS FRANÇA SANTOS MARTINS - UNIFESP, MARIA INES BADARÓ MOREIRA - UNIFESP, VICENTE FEQUETTIA NETO - UNIFESP, GABRIELA RIBAS TOLEDO - UNIFESP, LARA APARECIDA DE ALMEIDA - UNIFESP, TAÍS GUIMARÃES DE ARAUJO - UNIFESP, MONIQUE LOPES - UNIFESP, VITOR KOICHI FUJIMOTO - UNIFESP
Período de Realização A experiência foi realizada entre os meses de março a dezembro de 2017
Objeto da Experiência Valorização do saber e experiência de pessoas que vivem com sofrimento psíquico grave e inserção do cuidado em saúde no espaço acadêmico.
Objetivos Promover espaço de trocas de saberes sobre saúde mental e direitos humanos, a partir do protagonismo de usuários e familiares de serviços de saúde mental inseridos em amplo plano de ações de ensino-aprendizagem em saúde.
Metodologia Adota metodologia ativa, em vista de valorizar a experiência dos participantes. São encontros semanais na Universidade visando o compartilhamento horizontal de saberes nos quais se definem diferentes ações a serem realizadas pelo grupo, e se desenha estratégia e parcerias necessárias para sua realização. A cada ano novas parcerias se constroem, permitindo aumento de poder contratual dos envolvidos e inserção social em diferentes espaços da vida acadêmica, mundo artístico e cultural.
Resultados As ações foram construídas pelos participantes: participação de usuários e familiares nas aulas de saúde mental; Sarau de Poesia e aula aberta. Participação em programa da rádio comunitária debatendo o cotidiano da saúde mental, música e desafios de modo geral. Destaque para desafios após a Reforma Psiquiátrica e papel do familiar na atualidade. Também problematizaram suas próprias trajetórias e relatos de vida; histórias do sofrimento psíquico e debates temáticos sobre arte e direitos humanos.
Análise Crítica Constitui-se permanente diálogo e intercâmbio de saberes no grupo, tornando-se um lugar ideal para aprendizagem e criação de novas formas de olhar para si e pro outro. A partir deste sólido trabalho, os componentes deste grupo realizam inserções em atividades de ensino, pesquisa e extensão cuja temática seja saúde mental, cidadania e direitos humanos. Assumimos compromisso com o protagonismo dos participantes além de incluí-los na produção de conhecimento e de novos projetos de âmbito acadêmico.
Conclusões e/ou Recomendações Esta proposta se evidencia uma vez que urge fortalecer a participação de pessoas que vivem com sofrimento psíquico no universo acadêmico, trazendo o necessário protagonismo no direcionamento das ações que lhes dizem respeito. O grupo acolhe e se articula em torno das ações sugeridas e promovidas, realizando-as em parceria e fortalecendo o pertencimento e a autoria dos participantes nas ações planejadas e concretizadas.
|