Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC30d - Vulnerabilidades Variadas

23412 - A CLÍNICA AMPLIADA DO USO PROBLEMÁTICO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E SUAS BASES FILOSÓFICAS: ONTOLÓGICA, POLÍTICA E CLÍNICA.
ANDRÉ PIMENTA DE MELO - FCM-UNICAMP, ELLEN CRISTINA RICCI - FCM-UNICAMP


Período de Realização
Relato da experiência de 2 anos como residente de Saúde Mental e Saúde Coletiva na UNICAMP


Objeto da Experiência
O objeto da experiência é a assistência clínica A/D em sua interface com as concepções e visões filosóficas que embasam essas intervenções.


Objetivos
O objetivo do trabalho é discutir como concepções ontológicas, muitas vezes não refletidas, cotidianamente presentes na assistência possuem desdobramentos fundamentais sobre a política, seja ela em sua dimensão macro ou micro, e a clínica envolvendo essas populações.


Metodologia
A metodologia empregada no trabalho é a filosofia fenomenologia hermenêutica estabelecida por Martin Heidegger, assim como um diálogo com autores influências pelo filosofo como Michel Foucault e Giorgio Agamben. O eixo principal será estabelecido por um resgate da discussão sobre a ontologia realizada por Heidegger, notadamente da ontologia fundamental estabelecida pelo autor em ‘‘Ser e Tempo’’, pensando a existência humana como Dasein tal como descrita pelo autor.


Resultados
A partir de uma analise crítica aprofundada dos relatos foi possível evidenciar o elo de uma concepção ontológica subjacente que de modo não tematizado possuía repercussões clínicas e políticas não refletidas. Desse modo destacou-se o nexo entre ontologia, ou seja entendimento do ser, política e clínica.


Análise Crítica
A reflexão crítica estabelecida sustenta, a partir do pensamento de Heidegger, que refletidas ou não, nossas concepções, práticas e intervenções se enraízam em um entendimento de ser herdado pela tradição do nosso pensamento. São retomadas as contribuições da fenomenologia para os processos de reforma psiquiátrica ingleses e italianos, através das figuras de David Cooper e Ronald Lang, assim como Franco Basaglia respectivamente


Conclusões e/ou Recomendações
A discussão filosófica ontológica, poucas vezes realizada dentro do campo da saúde mental, é de fundamental relevância para reflexão e o estabelecimento das práticas dentro do campo. O vínculo ente ontologia, política e clínica, embora raramente iluminado, se faz presente mesmo quando desconsiderado, tal como defendido pelos autores de influência fenomenológica que trabalharam na saúde mental

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360