Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC30d - Vulnerabilidades Variadas

22934 - MEMÓRIAS DE SOFRIMENTO, PALAVRAS DE LUTA: UMA PRODUÇÃO DA IDENTIDADE POLÍTICA INTERSEXO NO CENÁRIO LGBTTI BRASILEIRO
ANACELY GUIMARÃES COSTA - IMS/UERJ


Apresentação/Introdução
Este trabalho abordará narrativas de ativistas intersexo e suas experiências de sofrimento atribuídas aos tratamentos médicos por que passaram, que incluíram operações genitais na infância, hormônios e psicoterapia. Outro elemento constituinte da assistência médica é a preconização do segredo da condição para a própria pessoa, baseado no argumento de evitar um “trauma” e uma socialização errônea.


Objetivos
O objetivo será investigar como a identidade política intersexo é moldada através de reconstruções de memórias “silenciadas”.


Metodologia
Tendo como base entrevistas feitas com quatro ativistas intersexo, será feita uma análise da reconstituição das memórias sobre eventos chave que mediaram a descoberta da intersexualidade para recompor os passos desse processo de (re)conhecimento.


Resultados
Longe de ser fruto de um único acontecimento de “revelação”, o saber da diferença corporal se constrói através do tempo e da observação do silêncio, do não dito, de pedaços de carne que “sobram” ou que “faltam” no próprio corpo. Suas recordações próprias ou “vividas por tabela” reúnem informações recebidas pelos pais, experiências de internações, recuperação de antigos prontuários médicos, momentos de vasculhar na internet atrás de mais dados para compreender o que tinham vivido. Quando essas pessoas finalmente encontram um termo - intersexualidade - se reposicionam no mundo, se organizando politicamente para romper com o silêncio.


Conclusões/Considerações
Além de inserir a pauta na agenda de direitos humanos no cenário LGBTTI do Brasil, a politização da intersexualidade emerge com um propósito de se contrapor ao regime de segredo prescrito no enquadre médico-patológico. Ao final, será feita uma discussão sobre como a emergente “causa intersexo” produz uma identidade política ao redor da dor e do sofrimento causado por uma trajetória de medicalização.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360