Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC30c - Comunidades Tradicionais, Migrantes e outros segmentos populacionais

28279 - A DIFICULDADE DE ACESSO A SAÚDE PÚBLICA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA.
ELIELSON PAIVA SOUSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, ERIKA RÊGO DA CRUZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, AMANDA STHEFPANIE FERREIRA DANTAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, ERICA SOUZA RODRIGUES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ


Período de Realização
Período da realização: 02/12/2017 a 16/12/2017.


Objeto da Experiência
Estabelecer um elo entre o saber da academia com o popular, respaldando o conhecimento da comunidade em união ao científico.


Objetivos
Demostrar a dificuldade do acesso a saúde publica em uma comunidade quilombola, e suas relações com os casos os agravos de doenças crônicas.


Metodologia
A vivência ocorreu na comunidade quilombola Mandacaru, localizada no município de Anagé no Estado da Bahia em 2017. Foi realizada por meio da imersão dos acadêmicos na comunidade no qual ficaram inseridos na realidade dos moradores durante 15 dias. Durante 15 dias os acadêmicos visitaram as casas das pessoas da comunidade, conhecendo vários aspectos importantes da comunidade, entre eles, a condição atual de saúde da população e seus meios de acesso.


Resultados
Durante nossas visitas percebemos muitos casos de doenças crônica que só foram descobertos em estágios avançados como o caso de Duas irmãs que tiveram insuficiência renal crônica por causa da hipertensão e só descobriram quando entraram em coma e foram levadas para o hospitais, uma em 2009 e a outra em 2016. Também observamos que o acesso a saúde pública e muito difícil por causa da distancia e falta de profissionais, fazendo a população desacreditar na eficiência dos serviços de saúde.


Análise Crítica
A comunidade por ficar distante da área urbana, tem grande dificuldade no acesso a saúde pública, consequentemente essa área fica descoberta pelas politicas publicas nacionais, provocando um aumento nos casos graves de doenças crônicas, acarretando alto custo para a atenção terciaria, pois, a população só procura atendimento em casos muitos graves. Por isso, seria importante uma política pública voltada para o acesso desta população nas portas de entrada do SUS.


Conclusões e/ou Recomendações
Portanto, observamos que a comunidade tem vários casos de doenças crônicas em casos avançados e muitas que ainda nem foram descobertas por falta de diagnósticos. Isso, mostra a importância da atenção básica com suas ações de prevenção e promoção da saúde, ações essas que estar ausentes na comunidade e devem ser implantadas o mais rápido possível.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360