Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC30c - Comunidades Tradicionais, Migrantes e outros segmentos populacionais

28061 - A SAÚDE DO HOMEM E O CÂNCER DE PRÓSTATA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO TOCANTINS
ELIANE PATRICIA LINO PEREIRA FRANCHI - UFT, MARIANA TOCANTINS ALVIM - UFT, VALDIR FRANCISCO ODORIZZI - UFT


Apresentação/Introdução
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais prevalente no Brasil. A detecção precoce em estágios iniciais pode reduzir a morbi-mortalidade. Essa problemática se agrava, quando lembramos na resistência do gênero masculino, à procura pelos serviços de saúde, e a dificuldade de acesso à serviços de saúde que populações rurais, como comunidades quilombolas, enfrentam no seu cotidiano.


Objetivos
Verificar a vulnerabilidade ao câncer de próstata, em homens de uma comunidade quilombola do estado do Tocantins.


Metodologia
No mês de abril de 2017 foram realizadas coletas de sangue para a detecção do PSA (antígeno prostático específico) em homens residentes da comunidade quilombola da Barra do Aroeira, município de Santa Tereza - TO. Também foram coletados dados socioeconômicos e de saúde dessa população. Foram incluídos apenas homens maiores de 18 anos.


Resultados
Participaram do estudo 62 homens, variando de 30 a 69 anos, mediana de 54 anos; 53(85,4%) pretos e pardos; 46 (74,2%) não completaram o ensino médio; a principal ocupação e fonte de renda vem da produção agrícola (n=38/61,3%); 20(32,2%) declaram deficiência visual e auditiva; 19 (30,6%) relataram ocorrência de câncer na família; a média de consultas ao urologista foi de 0,9, sendo que 39 (62,9%) relataram nunca ter ido ao especialista ou ter realizado o exames de detecção; os exames apresentaram alteração em 7 (11,29%) dos participantes, esses mesmos relataram dificuldade para urinar.


Conclusões/Considerações
Os resultados demonstram alterações laboratoriais, que sugerem o risco de câncer de próstata em homens dessa comunidade quilombola, assim como demonstra a alta vulnerabilidade desta população ao câncer e também outros agravos

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360