Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC30c - Comunidades Tradicionais, Migrantes e outros segmentos populacionais

22113 - SAÚDE DA POPULAÇÃO DO IMIGRANTE NO BRASIL E ACESSO AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
AMANDA DE CASSIA AZEVEDO DA SILVA - UFPR, ANDRÉ LUIS CÂNDIDO DA SILVA - UFPR, RAIZA WALLACE - UFPR, DANIEL CAVANESE - UFRS, MARCOS SIGNORELLI - UFPR


Apresentação/Introdução
A evidente crise mundial que culminou na instabilidade imigracional, também dá sinais na área da saúde. A imigração ao território brasileiro ocorre em busca de melhores condições de vida, pois o país é considerado centro econômico e político latino-americano e país acolhedor aos imigrantes. Porém, o processo imigratório produz inúmeras ponderações sobre políticas e no acesso à saúde.


Objetivos
Analisar as publicações no campo de conhecimento da saúde do imigrante no Brasil.


Metodologia
Revisão integrativa da literatura sobre o tema: saúde e imigração no Brasil. Para tanto, utilizou-se o sistema integrado de busca da base de dados da biblioteca virtual em saúde (BVS), objetivando-se encontrar publicações de artigos científicos, teses e dissertações relacionados ao tema estudado. Ao executar a pesquisa na BVS, empregando-se as palavras: “saúde” “imigrante” “Brasil”, por título e relevância em todas as fontes no idioma português, são encontrados 165 resultados. Desses, 36 são textos completos, que foram incluídos no estudo. Excluindo-se trabalhos repetidos e com fuga do tema, restaram 22 publicações.


Resultados
16 produções científicas do gênero artigo, 3 teses de doutorado e 2 monografias. Dentre os assuntos encontrados, destacaram-se questões relacionadas ao acesso da população imigrante aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), emigração e imigração, atenção primária à saúde, cooperação internacional, saúde pública e, o tema mais recorrente foi o (sujeito) emigrante e imigrante.


Conclusões/Considerações
O contexto da saúde do imigrante, na atualidade brasileira, consiste em muitas
lacunas e políticas públicas embrionárias, em fase de efetivação. Demanda-se
dedicação de pesquisadores com uma compreensão globalizada e cujos
estudos poderão apontar caminhos e provocar soluções para os constantes problemas
de saúde de imigrantes no Brasil.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360