Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC30b - Pessoas em situação de rua

22766 - ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS DE INSERÇÃO SOCIAL PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E EM USO PREJUDICIAL DE DROGAS, NO BRASIL.
PILAR RODRIGUEZ BELMONTE - FIOCRUZ, MIRNA TEIXEIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, FRANCISO INACIO BASTOS - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Em 2015, A Secretaria Nacional De Álcool e outras Drogas (Senad), lançou 16 Projetos de Inclusão Social (PIS) para pessoas em situação de rua em uso prejudicial de drogas que deveriam
responder a dois dos três eixos propostos: moradia; qualificação, trabalho e geração de renda e acesso a atividades culturais e recreativas. Os PIS deveriam ser não-coercitivos e de baixa exigência.



Objetivos
Documentar as etapas iniciais de implementação e desenvolver uma proposta de monitoramento da implementação dos projetos de inclusão social por meio da criação de indicadores e da construção de um modelo lógico-teórico.


Metodologia
Tendo como base os 16 projetos de inserção social (PIS), foram escolhidos seis municípios onde os PIS iniciaram a ser implementados, partindo da análise dos documentos, da situação política à época e da maior viabilidade de execução dos projetos e que incluíam o eixo moradia em seu Projeto. As visitas foram feitas por uma dupla de pesquisadores para verificar as etapas de implementação, conhecer os locais de moradia e construir o modelo lógico em oficinas locais com os envolvidos nos PIS de cada território, construindo indicadores e realizando a modelização, de modo a se construir uma representação visual dos componentes da intervenção para ter um plano de acompanhamento e avaliação.




Resultados
O Estudo permitiu determinar que tipo de resultados podem ser medidos nesses programas, que visam aumentar a saúde e o bem-estar dos usuários de drogas, das comunidades, sem necessariamente erradicar o uso de drogas. O modelo lógico foi enviado a todos os dezesseis municípios que haviam sido cadastrados para receber recursos da SENAD para implementação de programas de inserção social. O objetivo desta ação foi subsidiar os gestores locais de cada município com informações técnicas específicas, de maneira simples e objetiva, para a implementação de programas de baixa exigência no contexto político-social brasileiro.


Conclusões/Considerações
As oficinas para a construção do modelo lógico permitiram identificar lacunas nos PIS; explicitar produtos e resultados esperados da intervenção e contribuir para o monitoramento, subsidiando um plano de acompanhamento.
O Estudo identificou as potencialidades e dificuldades dos PIS e produziu conhecimento para novas políticas e estratégias com as populações vulneráveis de usuários e para o fortalecimento de políticas públicas intersetoriais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360