27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC30a - Vulnerabilidades Variadas |
26772 - DIAGNÓSTICO DO ACOMPANHAMENTO DO BENEFICIÁRIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM UNIDADES DE SAÚDE DE GOIÂNIA POR MEIO DE CHECK LIST. AÍDA BRUNA QUILICI CAMOZZI - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, THAISA BORGES ROCHA - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, GEOVANNA GOMES - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, MARCELO MACIEIRA - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, BEATRIZ DUARTE - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Período de Realização A aplicação do check list ocorreu durante o mês de outubro de 2017.
Objeto da Experiência Avaliação da adequação do acompanhamento das condicionalidades da saúde do beneficiário do Programa Bolsa Família pelos profissionais de saúde.
Objetivos Realizar um diagnóstico do acompanhamento da condicionalidade da saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família em Centros de Saúde da Família da região noroeste da cidade de Goiânia, por meio de check list.
Metodologia Foi aplicado um check list, elaborado pelo colegiado coordenador do programa na Secretaria Municipal de Saúde, junto aos profissionais que realizam o acompanhamento dos beneficiários nos Centros de Saúde da Família. O instrumento avaliou o acolhimento do beneficiário na recepção, a forma como é direcionado na unidade, o local em que é realizado o acompanhamento, os profissionais envolvidos, a realização de busca ativa, o registro no sistema e a informação dada ao beneficiário.
Resultados Na recepção o beneficiário só é identificado quando o sistema acusa, ele é encaminhado à triagem da equipe de referência onde é acompanhado pela técnica de enfermagem. Além dela, somente os agentes comunitários de saúde realizam o acompanhamento em visitas domiciliares ou em busca ativa em áreas cobertas. A falta de computadores, o sistema pouco operacional e as áreas descobertas foram citados como dificultadores. Os beneficiários nem sempre são informados quanto ao retorno nas vigências.
Análise Crítica O acompanhamento das condicionalidades da Saúde objetiva promover acesso aos direitos básicos na área da saúde, como avaliação do estado nutricional de crianças e gestantes e acompanhamento pré-natal. As inconformidades encontradas mostram um desconhecimento dos profissionais de saúde quanto às diretrizes e despreparo na condução do programa nas unidades de saúde e falta de investimentos em equipamentos e recursos de informática por parte do gestor municipal.
Conclusões e/ou Recomendações Com a aplicação do check list foi possível compreender a forma como o beneficiário do programa é acompanhado nas unidades e identificar as inconformidades. É necessário realizar ações de educação permanente junto aos profissionais de saúde destacando a importância das condicionalidades para aumentar o acesso aos serviços básicos de saúde e de monitorar ou restabelecer as condições adequadas de saúde e nutrição dessa população vulnerável.
|