Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO30c - Pessoas em Situação de Rua

27040 - • CONSULTÓRIO NA RUA: FAZER-SE PRESENTE A QUEM ESTÁ À MARGEM DA POLÍTICA NACIONAL PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA.
ANA PAULA FURTADO SANTOS - UFSJ, ROSA GOUVEA DE SOUSA - UFSJ


Período de Realização
O desenvolvimento do trabalho iniciou-se em abril de 2017 e continua em execução atualmente.


Objeto da Experiência
A experiência pautou-se sobre a população em situação de rua na cidade de São João del Rei-MG, e o sistema de cuidado em saúde que a cerca.


Objetivos
Objetivou-se a mobilização de agentes de gestão e promoção em saúde para a população em situação de rua e tudo que a envolve, visando que o sistema se organize de modo a ser, de fato, acessível e inclusivo à população de rua, efetivando seu direito a saúde e cuidado integral.


Metodologia
Desenvolveu-se através de reuniões de pactuação com os órgãos municipais de saúde e assistência social, e oficinas de educação continuada com profissionais da saúde, graduandos em medicina, residentes em Medicina de Família e Comunidade, a respeito das peculiaridades e políticas que cercam a população de rua. No trabalho de campo nas ruas, fez-se o reconhecimento de território por observação participante, caracterizando os modos e ambiente de vida dessa população.


Resultados
Obteve-se a mobilização de setores da Assistência Social (SUAS) e Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase nas equipes de atenção primária, que participaram da localização da população, da criação do vínculo em campo, e da construção das estratégias do cuidado dentro da rede. O trabalho em campo permitiu conhecer os ambientes em que a população de rua busca saúde, e as expectativas que tem sobre ela. Para além, reconheceu-se características de vida diária – onde trabalham, dormem, se alimentam.


Análise Crítica
A Política Nacional para População em Situação de Rua não contempla cidades de demografias menores, e devido a isso esta população tende a ficar desassistida. O cuidado integral, de modo independente à política, vem como alternativa para essa questão e permite uma organização de acordo com as demandas da população e potencialidades do município. Inicialmente percebeu-se a resistência do sistema saúde, o que reforça a imprescindibilidade da educação continuada e de ações desmistificantes.


Conclusões e/ou Recomendações
As políticas nacionais, principalmente as voltadas para população de rua, se tornam ineficientes se não têm capacidade de capilarização, ainda que por questões de sua legislação. Entretanto, isso não impede que o cuidado seja feito de modo independente e inovador pelos municípios, uma vez que as pessoas em situação de rua se encontram como atores sociais que necessitam e detêm direito a assistência e acesso a saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360