Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO30c - Pessoas em Situação de Rua

24932 - MORADORES DE RUA DE UMA CIDADE NO SUL DE MINAS GERAIS, SEUS IMPACTOS NA SAÚDE E INVISIBILIDADE SOCIAL
ANA CRISTINA CEZAR SAWAYA ALMEIDA - USP, VITORIA DEL SARTO ZANETTI SILVA - FMIT


Apresentação/Introdução
O crescente e alarmante índice de indivíduos em situação de rua reflete a miséria social encontrada no país. Tal retrato é fruto da falta de Políticas Públicas que garantam a essa população quesitos para sobrevivência, dignidade e cidadania. A ausência estatal enraíza pré-conceitos, reduz o morador de rua a um sujeito sem diretos, vítima de sua incapacidade, à espera de caridade e humanização.




Objetivos
Verificar os impactos e implicações na saúde de moradores de rua de um município no sul de Minas Gerais.


Metodologia
Este estudo foi uma pesquisa quali e quantitativa de campo, observacional e prospectiva realizada na cidade de Poços de Caldas-MG com 78 indivíduos em situação de rua. Para tal, a análise qualitativa respeitou os métodos propostos por Bardin (pré-análise; exploração do material; tratamento, inferência e interpretação), enquanto a quantitativa processou os dados por meio do software Statitical Package for the Social Sciences. Após o esclarecimento sobre a pesquisa e obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, foram realizadas entrevistas semiestruturadas contendo perguntas que versaram sobre saúde, qualidade de vida, convívio familiar, abandono e outros fatores associados.


Resultados
Há um retrato de abandono biopsicossocial, com ênfase nos moradores de rua enquanto protagonistas de uma vida insalubre e do descaso de ações afirmativas na área da saúde. Precárias condições para o autocuidado, privações de sono e exposição ao sol e à chuva são pilares para Tuberculose, DSTs, Escabiose, Pneumonia e dificuldades respiratórias, principais enfermidades que afetam tal população. O problema da utilização de substâncias agressivas à fisiologia humana (álcool e substâncias ilícitas) é multifatorial e vai além da questão sociocultural, então, profissionais da área da saúde devem confrontar-se com a situação em que o morador de rua vive, e não simplesmente com a doença encontrada.


Conclusões/Considerações
O trabalho valorizou a saúde como direito humano e buscou sensibilizar profissionais acerca do direito que os moradores de rua têm à saúde. Há a necessidade de somar esforços para ampliar a visibilidade dessa atuação para o ambiente acadêmico em consonância com preceitos biopsicossociais, a fim de uma sinergia de ações de modo a configurar um espaço plural nas práticas de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360