27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO30b - Migrantes, comunidades tradicionais e outros segmentos populacionais |
27011 - DESFAZENDO BARREIRAS E FORTALECENDO LAÇOS NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IMIGRANTE HAITIANO: AVALIAÇÃO DO CURSO DE CRIOULO HAITIANO EM PORTO ALEGRE/ RS. GEISA NEUTZLING DE MORAES - UFRGS, ELAINE SOARES OLIVEIRA - SMS PORTO ALEGRE/UFRGS, FABIANA REIS NINOV - SMS PORTO ALEGRE, FERNANDA DE SOUZA BAIRROS - UFRGS
Apresentação/Introdução O Sistema Único de Saúde é Universal por seus princípios (BRASIL, 1998). Com a chegada de imigrantes haitianos em Porto Alegre/RS houve a necessidade de atendimentos nas Unidades de Saúde. São encontradas diversas dificuldades como xenofobia, racismo institucional e o idioma. A Secretaria Municipal de Saúde criou o projeto M’akeyin lakay mwen “Te acolho em minha casa” para qualificar o serviço.
Objetivos Avaliar o Curso de Crioulo Haitiano para profissionais de saúde desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre/RS. Apresentar os resultados da avaliação qualitativa e fortalecer este tipo de iniciativa formativa em saúde.
Metodologia O projeto incluiu a criação de materiais e atividades para o acolhimento de imigrantes, em especial o curso de Crioulo Haitiano oferecido para 25 alunos. A temática sobre cultura, saúde e vocabulário haitiano foi apresentada por trabalhadores e estudantes do Haiti que viviam em Porto Alegre. Após um ano de conclusão do curso foram elaboradas 10 questões abertas e fechadas, no Google Docs, para avaliar os conteúdos, carga horária e a contribuição desta formação nos atendimentos. O link de acesso da avaliação foi enviado por e-mail, sendo necessário contato telefônico para auxiliar o preenchimento em alguns casos. A coleta dos dados ocorreu de novembro de 2016 a janeiro de 2017.
Resultados Analisamos 22 dos 25 questionários enviados, as considerações mais positivas foram relacionadas à iniciativa de formação, 90% das respostas citam mudanças no trabalho como prioriza a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (BRASIL, 2009). A maioria dos ex-alunos afirmou melhor comunicação e vínculo, uma profissional destacou o brilho no olhar de uma haitiana ao ser atendida em Crioulo Haitiano. Alguns trabalhadores tornaram-se referência e multiplicadores do conhecimento nas unidades de saúde e território. A metodologia compartilhada foi considerada muito boa em 45% das respostas e entre as sugestões estão aumento da carga horária, ampliação e continuidade da formação.
Conclusões/Considerações Pelos relatos dos trabalhadores sugerem-se várias barreiras vencidas e novos laços estabelecidos. Esta iniciativa fortalece as condições de saúde da População Negra baseada no atendimento universal e equânime conforme a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da População Negra (BRASIL, 2009). Destaca-se a relevância do investimento na formação dos trabalhadores da Saúde, como Educação Permanente direcionado as práticas locais.
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